Cultura

1º Festival do Queijo Minas – Patrimônio da Humanidade: Uma Celebração de Sabores, Cultura e Arte

Nos dias 01 e 02 de março, a Praça Monsenhor Thiago foi o cenário de uma grandiosa festa que exaltou as delícias e a cultura de Minas Gerais. O 1º Festival do Queijo Minas – Patrimônio da Humanidade, realizado pelo Governo de Minas Gerais e patrocinado pela Cemig, trouxe ao público uma experiência única de sabor e tradição. Organizado pela Prefeitura Municipal de Patrocínio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e com a gestão da Nossa Produtora, o evento atraiu mais de 3.000 visitantes nos dois dias de programação.

O festival ofereceu uma verdadeira imersão nos sabores mineiros, com destaque para as diversas variações do Queijo Minas, que harmonizaram perfeitamente com vinhos e cafés especiais. Os participantes também tiveram a oportunidade de explorar a cultura cafeeira de Patrocínio, através de drinks exclusivos e uma imersão na história do café, um dos maiores símbolos da cidade.

A “Cozinha Viva” encantou os presentes com demonstrações ao vivo de renomados chefs, que compartilharam suas técnicas e receitas, valorizando os ingredientes locais. Além disso, a feira de produtos mineiros e artesanato deu espaço para a economia criativa da região, com a exposição de peças exclusivas de artesãos locais.

O festival se destacou também pela programação diversificada, oferecendo atrações para todas as idades. As crianças se divertiram com oficinas e histórias sobre a cultura mineira, enquanto o palco principal reuniu grandes nomes da música local, como Tio Bruno Tubarão, Conservatório de Música Dr. José Figueiredo, Banda Mistura Boa e muitos outros, garantindo diversão e emoção para o público.

O evento contou com a presença de autoridades, como o Prefeito Gustavo Brasileiro e o Vice-Prefeito Maurício Cunha, além de vereadores e secretários municipais. A participação ativa dessas lideranças demonstrou o apoio e o incentivo da administração municipal para o fortalecimento da cultura local e a promoção do turismo em Patrocínio.

Na gastronomia, o festival reuniu uma seleção de estabelecimentos que trouxeram o melhor da culinária mineira. O EkipBar e a Manoel Adega encantaram os visitantes com suas opções de vinhos e bebidas, enquanto a LOLITA MASSAS apresentou um delicioso nhoque de batatas. O AMADO BURGER GRILL e o BATAKI BATATARIA E HAMBURGUERIA foram responsáveis por delícias como hambúrgueres artesanais com queijo minas e bacon crocante. Para a sobremesa, a cafeteria AROMA&ART surpreendeu com a “Tentação na Caneca”, uma combinação irresistível de chocolate, frutas vermelhas e café.

Com uma programação intensa e diversificada, o 1º Festival do Queijo Minas se consolidou como um evento de destaque em Patrocínio, celebrando a rica gastronomia mineira e a hospitalidade da cidade. O sucesso da primeira edição deixa uma promessa de mais festas e experiências como essa, que certamente farão parte do calendário cultural da cidade.

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Cultura

Cerveja Com Toque de Café é Eleita Melhor Cerveja Artesanal do Brasil e Representará o País na Copa do Mundo das Cervejas

Reprodução: Site Oficial da Cervejaria  Localizada em Aparecida de Goiânia, a Cervejaria Colombina celebra a conquista do prêmio de melhor
Cultura

Rota do Café: Lei 14.718/2023 Monumento Nacional de Patrocínio é Sancionada

A Rota do Café, agora designada como Monumento Nacional pela Lei 14.718/2023, traça uma jornada histórica que se inicia em