10.5 C
Patrocínio
quinta-feira 13 maio 2021
- Publicidade -
- Publicidade -
Início Notícias Patrocinio Minas deve enfrentar novas ondas de covid-19 até meados de 2021

Minas deve enfrentar novas ondas de covid-19 até meados de 2021

Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral alerta que, sem vacina, epidemia terá "idas e vindas" e abertura de cidades pode ser suspenso

Mesmo que o pico da covid-19 aconteça em julho, conforme previsto atualmente, os mineiros não devem ver o ritmo de proliferação da doença reduzir de forma linear nos próximos meses. O governo estadual estima que Minas Gerais deve enfrentar outras ondas de infecção por coronavírus até, ao menos, meados de 2021.

Na prática, isso significa que, até lá, o Estado deve passar por fases de estabilidade da epidemia, intercaladas com momentos em que a taxa de contaminação terá aumentos “mais acentuados”, conforme explica o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Em entrevista ao R7, o médico que coordena as ações de enfrentamento da pandemia em Minas avaliou que os próximos meses devem ser marcados por “idas e vindas”.

— O que temos vistos em vários países é que primeiro se tem uma onda um pouco mais forte e, depois, ao longo do tempo, tem-se pequenas ondas que vão retornando. Mas ainda não é possível afirmar quantas teremos.

O fenômeno do novo aumento de casos, conhecido como segunda onda, já foi alertado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo Amaral, o meio mais eficiente para evitá-lo é a criação de uma vacina, o que ainda não há previsão para ocorrer.

ocorrida quando a maior parte da população já teve contato com o vírus e, por isto, fica imunizada. O secretário avalia, no entanto, que Minas está longe desta realidade.

Enquanto o cenário não muda, a equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde) vai monitorar a força da epidemia em cada uma das 14 regiões de Minas. Segundo Amaral, caso a situação comece a sair da controle em alguma cidade, o Governo do Estado pode inteferir em relação às medidas de flexibilização.

— O que nós vemos é que a epidemia vai andando. Caso tenhamos alguma região com descontrole muito grande, não nos vai restar alternativa a não ser indicar um lockdown, que seria um isolamento muito mais agressivo.

Pico da covid-19

O pico da epidemia de covid-19 representa a data em que determinada região deve atingir o maior número de infectados no mesmo dia, demandando a maior quantidade de atendimento médico simultaneamente.

Logo após a chegada do vírus no Brasil, a SES calculava precisar de 5.500 leitos de UTI (unidade de tratamento intensivo) apenas para pacientes em estado grave com coronavírus, já no início de abril.

A adoção das medidas de isolamento social garantiu ao Governo Estadual conseguir postergar este pico, pelo menos, seis vezes. Agora, a estimativa atual, que segundo o secretário está se concretizando, prevê o maior número de novos casos para meados de julho – quando deve haver demanda por 1.244 leitos de terapia complexa no mesmo dia.

— Todas as medidas que tomamos é para que convivamos com o vírus sem ter o pico porque ele representa um agravamento na situação e uma dificuldade na gestão de leitos, mas entendemos que as pessoas vão ter a doença. Não tem como não ter, já que não há vacinas.

R7

- Julinho Pinturas -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Onnet Telecom -
- Posto São Francisco -

ULTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

TRABALHADORES RURAIS FICAM FERIDOS EM ACIDENTE COM ÔNIBUS EM IBIÁ

Trilho de um mata-burro cedeu e com o impacto alguns trabalhadores ficaram feridos. Uma mulher teve fratura exposta, foi encaminhada para hospital em Uberaba...

Conselho Nacional de Educação aprova juntar anos letivos de 2020 e...

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (6) a validade do ensino remoto até dezembro de 2021, após os 6 meses de suspensão das aulas presenciais...

ULTIMAS NOTÍCIAS

- Julinho Pinturas -
- Cantina do Leitão -
- Trips App -
- Luciana Santos Estética -
- Funerária Nova Aliança -
- Hellen Modas -
- Casa Bonita -
- Academia Bella Forma -
- Festiva -
- Casarão Imóveis -
- Criativa Móveis -

TEMPO / CLIMA

Patrocínio
céu pouco nublado
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
61 %
0.8kmh
20 %
qui
27 °
sex
23 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
27 °
- Sabor Mineiro -
- Top Mexido-
- M & N LANCHES -
- Camisa 10 -
× Alô!!! PTC NEWS!