19.4 C
Patrocínio
quarta-feira 20 janeiro 2021
- Publicidade -
- Trapiche Bar & Petisco -
Início Educação Retomada das aulas nas escolas municipais e particulares em 03 de fevereiro

Retomada das aulas nas escolas municipais e particulares em 03 de fevereiro

Após tudo funcionando, desrespeito as normas da vigilância sanitária, período eleitoral com comitês lotados, um dos temas mais controversos que podemos ver é se as escolas devem ou não voltar às aulas presenciais.

Em Patrocínio, às aulas estão previstas para retornar presencialmente no dia 03 de fevereiro de 2021, um desafio para o novo Secretário de Educação Rodrigo de Oliveira.

Patrocínio não está no Plano Minas Consciente e o boletim epidemiológico, o município se encontra apto a voltar ás aulas e já deveria ter voltado faz tempo.

Um dos motivos principais é que não existem pesquisas consolidadas sobre os riscos reais da convivência escolar para pais, alunos e professores.

O que se tem certeza é que essa paralisação das atividades escolares é extremamente danosa para as crianças, principalmente durante o processo de alfabetização, que se inicia a partir dos 5 anos de idade, fase que é considerada pelos especialistas em alfabetização como a ”fase de ouro” do desenvolvimento do cérebro da criança e que não volta mais.

Será que os riscos assumidos ao retornar às aulas são maiores que as perdas de aprendizagem? O bom senso não existe, pelo menos aqui na cidade de Patrocínio, não se usam máscaras, aglomerações por todos os lados, festas lotadas, campanhas eleitorais com aglomerações inimagináveis e mesmo assim os casos só diminuem.

Um artigo que foi publicado em agosto passado pela revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria, os médicos especialistas concluíram que:

  1. As crianças não são transmissoras significativas da covid-19
  2. É possível reduzir drasticamente, com os cuidados, a possibilidade de contágio no meio escolar
  3. Patrocínio está com casos não significativos já faz um bom período, além disso, a estrutura para tratar a Covid-19 já existe e possui os leitos de UTI e enfermaria quase sempre abaixo dos 50% (levando em conta todas as enfermidades).
  4. As crianças são menos propensas a contrair a Covid-19 e o risco de transmissão do vírus para a comunidade geral através delas é muito menor.

A pesquisa da Academia Americana de Pediatria apontou que alunos entre 6 e 11 anos são menos contagiosos do que os adultos, maioria das crianças não adquirem o vírus e são menos transmissores.

Embora o SARS-CoV-2 possa causar doença leve em crianças, os dados disponíveis até o momento sugerem que as crianças não desempenham um papel importante na transmissão dentro de casa.

O fechamento de escolas não teve nenhum desempenho de efeito positivo mensurável em relação ao número de casos de Covid-19 entre as crianças.

Não retomar às aulas é um dano irreparável para o desenvolvimento o cérebro da criança.

https://instagram.com/modernos_ptc

-Onnet Telecom -

5 COMENTÁRIOS

  1. Um absurdo…com tanta gente contaminada, estão preocupados com alfabetização. Temos que colocar a saúde em primeiro lugar. Nesse momento o que importa é a vida.

    • Como foi dito na reportagem, as crianças não são grupo de risco, segundo os especialistas. E também não são grandes transmissoras como foi dito no início da pandemia. Além disso, as crianças não estão isoladas em suas casas. Estão fazendo todas as demais atividades, brincando nos clubes, praças e tendo contato com os familiares adultos, que por sua vez já voltaram aos seus postos de trabalho a tempos. A educação deveria ser sim uma das coisas de primeira importância. E quanto a saúde, os danos psicológicos causados a elas são muito maiores do que os causados pela covid. Não conheço nenhuma criança em nossa cidade que evoluiu pata um quadro grave da doença. Mas sei de vários relatos de pais e médicos, sobre crianças com quadros depressivos e de pânico causados pelo confinamento e por só ouvirem os pais falando de doença.
      Apoio com muita tranquilidade a retomada das aulas. Precisamos ensinar para as crianças a enfrentarem os problemas e não a fugirem deles.

  2. Muita gente comentando a respeito de saúde!! Quero saber quem é que durante a pandemia e até hj não saiu para ir trabalhar; na casa de parentes e em qualquer outro lugar q seja!!? Quero saber quem nunca saiu e chegou em casa e se esqueceu de lavar as mãos; tirar os sapatos antes de entrar dentro de casa!? Até os queridinhos famosos da Rede Globo que ficaram de mímímí falando “fiquem em casa” postam fotos todos os dias em lugares diferentes e com vários amigos. Aí se tiver alguém que fez tudo certinho desde o início da Pandemia, ficou em casa, não foi trabalhar e não recebeu tbm ajuda do governo, e ainda tem um teto e família para contar a história, favor criticar aqui. Penso que as aulas já deveriam ter voltado a muito tempo, pois, sem educação não temos saúde. Pois a 99% das pessoas que hj estão nos hospitais lotando lugares que poderiam estar sendo usados para o de idade que sim, não tiveram um educação escolar tão boa, são os mesmo que jugam que primeiro vem a saúde e depois a educação. Será que esse pessoal realmente já tem educação tanto para eles quanto para os filhos!?

  3. infelizmente e a realidade 2021 não esta diferente em relação a 2020 com os números de contaminados e mortes no Brasil da covid do jeito que vai as pessoas não esta respeitando o distanciamento ,a maioria não esta usando mascara .a vacina não esta disponível pelo jeito vai demorar um pouco .E quanto a volta as aulas em patrocínio em fevereiro na minha opinião não teve voltar colocar a vida das crianças e demais professores ,pais ,diretores e todos que fazem parte .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Posto São Francisco -

ULTIMAS NOTÍCIAS

Primeira competição de vôo livre de Patrocínio foi oficializada

Vem aí Primeira competição de vôo livre de Patrocínio e região. O presidente do clube de vôo livre, Thalles Lima Costa, esteve na secretaria de esportes...

OUTRAS NOTÍCIAS

Polícia Militar apreende menor por tráfico ilícito de drogas no Jardim...

Durante as buscas no local, os militares encontraram 23 buchas de maconha debaixo de um tijolo e R$184,00 em notas diversas.

Mais um óbito suspeito por covid em Patrocínio

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, os casos suspeitos caíram para 4, os ativos para 15 e...

ULTIMAS NOTÍCIAS

- Fernando Sanchez -
- Luciana Santos Estética -
- Funerária Nova Aliança -
- Hellen Modas -
- Casa Bonita -
- Festiva -
- Borges Seminovos -
- Tropeirão -
- Casarão Imóveis -
- Criativa Móveis -

TEMPO / CLIMA

Patrocínio
chuva fraca
19.4 ° C
19.4 °
19.4 °
100 %
2.4kmh
24 %
qui
26 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
19 °
- Sabor Mineiro -
- Camisa 10 -
- Borracharia Auto Car -
× Alô!!! PTC NEWS!