10.5 C
Patrocínio
quinta-feira 13 maio 2021
- Publicidade -
- Publicidade -
Início Notícias Bolsonaro sanciona a nova Lei do Gás

Bolsonaro sanciona a nova Lei do Gás

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (8) o Projeto de Lei 4.476 de 2020, que trata do novo marco regulatório do setor de gás. A matéria teve votação concluída no Congresso Nacional no dia 17 de março. A informação foi dada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que esclareceu que não houve vetos presidenciais à nova lei. 

O texto aprovado prevê, entre outras medidas, a desconcentração do mercado, não permitindo que uma mesma empresa possa atuar em todas as fases, da produção e extração até a distribuição; e o uso de autorização em vez da concessão para a exploração do transporte de gás natural pela iniciativa privada.

O novo marco regulatório do gás diz ainda que as autorizações não terão tempo definido de vigência e podem ser revogadas somente a pedido da empresa nas seguintes situações: se ela falir ou descumprir obrigações de forma grave; se o gasoduto for desativado ou se a empresa interferir ou sofrer interferência de outros agentes da indústria do gás.

De acordo com as novas regras, caso haja mais de um interessado para a construção de um gasoduto, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deverá realizar processo seletivo público.

Segundo o texto da lei, a ANP deverá acompanhar o mercado de gás natural para estimular a competitividade e reduzir a concentração, usando mecanismos como a cessão compulsória de capacidade de transporte, escoamento da produção e processamento; obrigação de venda, em leilão, de parte dos volumes de comercialização detidos por empresas com elevada participação no mercado; e restrição à venda de gás natural entre produtores nas áreas de produção.

O governo federal informou que as estimativas projetadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) são de que este novo marco regulatório gere investimentos entre R$ 50 bilhões e R$ 60 bilhões, com a produção de gás natural triplicando até 2030. A nova Lei do Gás poderá gerar quatro milhões de empregos em cinco anos e acrescentar 0,5% de crescimento ao PIB nos próximos dez anos.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira – Agência Brasil

 

- Julinho Pinturas -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Onnet Telecom -
- Posto São Francisco -

ULTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

COVID-19: Patrocínio tem 25 pacientes com o vírus ativo; Confira o...

No boletim epidemiológico desta quinta-feira (07), 25 pacientes estão com o vírus ativo em Patrocínio. O ídice de cura no município é de 97,23% e...

Que tal um espetinho de rato? População pobre do Malaui consomem...

Por AFP Consumo de rato ajuda população do Malauí a evitar a fome na pandemia Tradicionalmente consumidos como um lanche, eles foram transformados pela pandemia do coronavírus...

ULTIMAS NOTÍCIAS

- Julinho Pinturas -
- Cantina do Leitão -
- Trips App -
- Luciana Santos Estética -
- Funerária Nova Aliança -
- Hellen Modas -
- Casa Bonita -
- Academia Bella Forma -
- Festiva -
- Casarão Imóveis -
- Criativa Móveis -

TEMPO / CLIMA

Patrocínio
céu pouco nublado
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
61 %
0.8kmh
20 %
qui
27 °
sex
23 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
27 °
- Sabor Mineiro -
- Top Mexido-
- M & N LANCHES -
- Camisa 10 -
× Alô!!! PTC NEWS!