Foragido da Justiça é procurado por lavagem de dinheiro

0

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está à procura do foragido da Justiça Valdomiro Vasconcellos Neto. Ele é investigado pelo crime de lavagem de dinheiro e apontado como um dos principais articuladores do esquema criminoso, sendo responsável por administrar as empresas fantasmas e por trocar e-mails com agências bancárias em nome dos laranjas.

 

No dia 11 de março deste ano, a PCMG realizou a operação “Washing”, visando cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão na capital e nas cidades mineiras de Santa Luzia, Coronel Fabriciano, Vespasiano, Contagem, Sete Lagoas e Ponte Nova. Valdomiro, residente no bairro Tupi, em Belo Horizonte, estava entre os alvos, mas não foi localizado.

 

Conforme apontam as investigações, o grupo criminoso ocultava a movimentação do dinheiro ilícito em contas abertas por meio de empresas fictícias, cadastradas em nome de laranjas. As empresas recebiam o dinheiro, em contas distintas, de forma a simular a origem lícita dos valores. A polícia acredita que essas empresas tenham movimentado R$ 761 milhões, dinheiro que seria utilizado para fomentar e financiar o tráfico de drogas em todo o país. A polícia encontrou indícios de que a organização atuava desde 2016.

 

Com a conclusão do inquérito e oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, o Judiciário decretou a prisão preventiva de Valdomiro. Ele foi indiciado pelos crimes previstos no art. 1º da Lei 9613/98; art. 299 do Código Penal; art. 2º §§ 3º e 4º, IV da Lei 12850/13.

 

Saiba mais sobre a operação Washing (clique AQUI ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui