29.2 C
Patrocínio
segunda-feira 29 novembro 2021
- Publicidade -
- Publicidade -
Início Notícias Paracatu: Fiscais resgatam 84 trabalhadores rurais em condições análogas à escravidão

Paracatu: Fiscais resgatam 84 trabalhadores rurais em condições análogas à escravidão

Foram resgatados de lavoura de milho na cidade de Paracatu, 84 trabalhadores rurais,  por viver em condições análogas a escravidão. Eles foram aliciados em Porteirinha, no Norte do estado, e também no Maranhão para atuarem no Condomínio Santa Maria – a empresa também foi acusada de realizar tráfico de pessoas.

De acordo com as investigações, os trabalhadores estavam abrigados em alojamentos improvisados e sem qualquer condição sanitária. Além do mais, muitos foram contaminados pela Covid-19.  “Nas frentes de trabalho, não tinham acesso a local para refeições e as necessidades fisiológicas eram feitas no mato por falta de sanitários”, informaram os auditores fiscais e o Procurador do Trabalho.

A fiscalização teve início no dia 8 de junho e contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Auditoria Fiscal do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a ação, os auditores fiscais calcularam em quase R$ 636.000 as verbas relativas ao contrato de trabalho do grupo e ainda foi acordada uma reparação por danos morais de R$ 1.500 a cada um dos profissionais. Os valores já foram quitados.

“Os trabalhadores tiveram garantido o retorno aos seus locais de origem. Além disso, foram entregues 84 guias de Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado emitidas pela Inspeção do Trabalho, em sistema próprio. Cada trabalhador terá direito a três parcelas do benefício”, contou um dos auditores.

Lista Suja do Trabalho Escravo

O Condomínio Santa Maria já foi flagrado em outras oportunidades por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão. Por isso, o empregador faz parte da Lista Suja do Trabalho Escravo. As atividades da fazenda foram encerradas e as instalações dos trabalhadores interditada pela Vigilância Municipal.

Paracatu é a quarta cidade brasileira onde ocorre mais inspeções dos fiscais. Em todo o país, já foram resgatados mais de 50.000 trabalhadores em condições análogas às de escravo. As denúncias podem ser feitas, de forma remota e sigilosa, no Sistema Ipê.

Com informações: O Tempo

- Julinho Pinturas -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Onnet Telecom -

ULTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Municipal inicia recapeamento de trecho da Rua Presidente Vargas

Dando continuação ao maior programa de recuperação asfáltica da história de Patrocínio, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços...

Aulas na rede municipal deverá retornar no dia 17 de agosto...

As aulas na rede municipal de ensino tem previsão de retorno no dia 17 de agosto. Essa possibilidade e quase certa, segundo Deiró é...

ULTIMAS NOTÍCIAS

- Julinho Pinturas -
- Vital Gás -
- Escola Solução -
- Luciana Santos Estética -
- Funerária Nova Aliança -
- Cantina do Leitão -
- Academia Bella Forma -
- Criativa Móveis -

TEMPO / CLIMA

Patrocínio
nublado
29.2 ° C
29.2 °
29.2 °
44 %
2.1kmh
99 %
seg
28 °
ter
24 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
27 °
× Alô!!! PTC NEWS!