14.2 C
Patrocínio
domingo 25 julho 2021
- Publicidade -
- Publicidade -
Início Notícias Governador pede desculpas a artista plástico preso injustamente por quase 18 anos...

Governador pede desculpas a artista plástico preso injustamente por quase 18 anos em Minas

 

O governador Romeu Zema recebeu nesta quarta-feira (23/6), para um almoço na Cidade Administrativa, o artista plástico Eugênio Fiúza Queiroz, que ficou preso injustamente por quase 18 anos após ser confundido com o “maníaco do Anchieta”, autor de crimes de estupro em Belo Horizonte na década de 90. Em nome do Estado, Zema pediu desculpas pessoalmente ao artista pela condenação e garantiu que o Governo de Minas não irá recorrer da decisão judicial que estipulou a sua indenização.

“Fiz questão de conhecer e pedir desculpas pessoalmente pelos erros que o Estado de Minas Gerais cometeu e que acabaram afetando a vida dele profundamente. Não há valor ou nada que pague estes anos que ele perdeu dentro de um presídio. É muito lamentável, foram vários erros, tanto do Poder Executivo quanto do Poder Judiciário, que acabaram desaguando nesta condenação dele”, afirmou o governador.

O artista foi preso em 1995 após ser apontado por testemunhas como autor de estupros contra mulheres em Belo Horizonte. Ele foi condenado a 37 anos de prisão, mas a sua história só foi esclarecida em 2012, quando Pedro Meyer Ferreira Guimarães, o verdadeiro autor dos crimes, foi reconhecido por uma vítima. Eugênio Fiúza foi libertado da prisão em 2014.

“Eu volto a acreditar na política mineira e brasileira. (Hoje) é um bom dia, que o Estado está tomando consciência de que foi errado, omisso”, afirmou o artista plástico após o encontro com o governador.

Condenação

Em abril deste ano, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve condenação do Estado e estabeleceu em R$ 2 milhões o valor da indenização por danos morais. A Justiça já havia condenado em primeira instância o Executivo estadual. Segundo a Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), desde 2016 o artista recebe pensão mensal no valor de cinco salários mínimos. A pensão vitalícia foi mantida por unanimidade no último julgamento do TJMG.

 

 

- Julinho Pinturas -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Onnet Telecom -
- Posto São Francisco -

ULTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira essa composição feita para um cliente Criativa Móveis e Decorações

Cliente Criativa Móveis satisfeito! Requinte, qualidade e sofisticação é aqui na Criativa Móveis! ☎(34)3831-2278 (Patrocinio/MG) ☎(34)3614.1150 (Perdizes/MG)

Serra do Salitre: Polícia Militar prende autor por falsa comunicação de...

03/03/2021. Por volta das 14h30min, o autor, 40 anos, acionou a Polícia Militar e relatou o seguinte fato: que nesta data, por volta de...

ULTIMAS NOTÍCIAS

- Julinho Pinturas -
- Cantina do Leitão -
- Trips App -
- Luciana Santos Estética -
- Funerária Nova Aliança -
- Hellen Modas -
- Casa Bonita -
- Academia Bella Forma -
- Festiva -
- Casarão Imóveis -
- Criativa Móveis -

TEMPO / CLIMA

Patrocínio
céu limpo
14.2 ° C
14.2 °
14.2 °
50 %
4.3kmh
0 %
dom
26 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
30 °
qui
23 °
- Sabor Mineiro -
- Top Mexido-
- M & N LANCHES -
- Camisa 10 -
× Alô!!! PTC NEWS!