A CNH – carteira nacional de habilitação em sua versão digital, praticamente dobrou durante a pandemia do covid-19. Foram mais de 9 milhões de downloads registrados desde fevereiro deste ano no sistema que passou a ter validade em todo o território brasileiro no mês de abril de 2018.
O documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV triplicou durante a pandemia.
A sanção da Lei foi anunciada pelo Presidente Bolsonaro na última terça-feira (13) que garante que todos os documentos dos veículos podem ser eletrônicos a partir de agora.
Com todos os serviços digitais, o cidadão pode sair de casa apenas com seu celular (certificando-se de que sempre terá bateria no aparelho) sem a necessidade de carregar o documento em papel moeda.
Como baixar
O motorista pode baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” gratuitamente. Após instalar o app, é preciso selecionar a opção “Entrar com gov.br”. Na tela seguinte informe o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e selecione “Próxima” (Tela do Gov.br).
Em seguida, o motorista precisa informar uma senha de quatro dígitos, necessária para acessar a CNH Digital.
Se sua CNH já tiver o QR Code é só solicitar a digital no site do Denatran por meio do aplicativo indicado no site. Se não tiver, quando você for renová-la, ela já virá com o código e aí é só baixar a versal digital.
Já a CRLV é digitalizada automaticamente no momento da renovação do licenciamento do carro. Se o motorista quiser, ele pode imprimir o documento, mas não é mais obrigatório, desde que ele tenha no celular.