Barreiras de contenção foram colocadas no Rio Tamanduá, nesta terça-feira (20), para tentar evitar que cerca de 15 mil litros de combustível se espalhe pelo curso d’água. O trecho fica na BR-146, em Araxá, onde uma carreta que tombou, nesta segunda (19), e acabou derrubando o material pela pista.
De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, durante a madruga, a chuva registrada no trecho ajudou na dispersão do óleo. Contudo, ainda é possível ver manchas próximas ao local do acidente.
Os técnicos de uma empresa especializada montaram as barreiras para evitar que o óleo continue se espalhando pelo rio. O Rio Tamanduá faz parte da bacia do Rio Araguari e não abastece municípios da região. O afluente mais próximo é o Rio Capivara, que ainda não foi atingido, de acordo com as avaliações inicias.
Ainda conforme os militares, os ribeirinhos relataram que não viram peixes mortos na região atingida.
Entenda o caso
Uma carreta carregada com combustível tombou, na manhã desta segunda-feira, na BR-146, em Araxá. Segundo o Corpo de Bombeiros, o tombamento ocorreu no km 140, na ponte do Rio Tamanduá, e houve derramamento do produto.
Após cerca de oito horas interditada, o trecho foi liberado ainda na segunda-feira. Como havia risco de explosão, o local foi isolado e o trânsito interditado nas duas pistas. Técnicos do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foram acionados.
O motorista informou que perdeu o controle ao tentar desviar de um carro que vinha na contramão. Ele teve um corte na perna e escoriações, e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Araxá.
Conteúdo: G1