Economia

Reforma Tributária: Transição começa em 2026 com 2 medidas urgentes e R$ 1 trilhão em jogo para os municípios

[forminator_poll id=”12765″]

A fase de transição da reforma tributária terá início em 2026 e será decisiva para o futuro financeiro dos municípios brasileiros. Embora o novo sistema entre em vigor apenas em 2033, o período de testes definirá o ritmo da redistribuição de aproximadamente R$ 1 trilhão anuais, valor estimado com a unificação dos impostos ICMS e ISS no novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Para garantir sua parte nesse montante, as prefeituras devem cumprir duas exigências até o fim de 2025: aderir ao sistema nacional de emissão de notas fiscais e atualizar os cadastros municipais de CPFs, CNPJs e imóveis. Esses dados serão essenciais para identificar onde o consumo acontece — critério que definirá para qual município os impostos serão destinados.

Com o novo modelo, o imposto não será mais recolhido no local onde está sediada a empresa que presta o serviço, mas sim na cidade onde o serviço foi efetivamente contratado ou consumido. Isso exige uma estrutura moderna e precisa de informações por parte dos municípios.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 744 dos 853 municípios mineiros devem ampliar sua arrecadação com a reforma. Em contrapartida, 109 podem registrar queda, especialmente os de menor porte populacional e com economia baseada em atividades primárias. Para reduzir os impactos negativos, a transição será gradual, permitindo adaptação ao longo do tempo.

A preparação técnica e a modernização das administrações tributárias locais são, portanto, ações urgentes. O atraso pode significar perda de arrecadação em um sistema que passará a distribuir os tributos com base em dados atualizados, integrados e vinculados ao local de consumo.

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Economia Policial

Operação “E agora, José?” desmantela esquema de sonegação fiscal em distribuidoras de bebidas em Minas Gerais

Terça-feira, 12 de dezembro de 2023 – Na manhã desta terça-feira (11), a Receita Estadual e a Polícia Civil de
Economia

TCE de Minas Gerais Aplica Multas Expressivas a Centenas de Gestores Municipais por Irregularidades Documentais

Em uma decisão contundente, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio de sua Primeira Câmara,