sexta-feira, 25 outubro
Publicidade
Publicidade
InícioNotíciasQuem autorizava as cirurgias eletivas dos presos de Patrocínio em plena pandemia?

Quem autorizava as cirurgias eletivas dos presos de Patrocínio em plena pandemia?

Irregularidades a serem apuradas, cartas de detentos, diversas denúncias em apuração.

No dia 27 de junho de 2020, a redação do site PTC NEWS recebeu uma grave denúncia de que dezenas de detentos da Penitenciária de Patrocínio estavam sendo levados para a realização de cirurgias eletivas na Santa Casa de Patrocínio em plena PANDEMIA.

A denúncia foi publicada e até o presente momento obteve 2.394 acessos e pode ser acessada logo abaixo:

Denúncia grave: Presos da Penitenciária de Patrocínio estão fazendo cirurgias eletivas em plena PANDEMIA.

O Prefeito Deiró Marra, preocupado com a situação, seguiu todos os protocolos e intensificou ações em decretos com total atenção durante todo esse período, inclusive com grande ação da Sestran e linha de frente de combate e prevenção ao coronavírus.

Acontece que as cirurgias eletivas continuavam sendo realizadas.

O governador Romeu Zema em entrevista exclusiva concedida ao Estado de Minas na terça-feira (30/06), classificou como “angustiante” o momento vivido pelos mineiros e projetou que a “situação crítica” perduraria por “pelo menos 20, 30 dias”.

As cirurgias eletivas aconteceram justamento no pior período da pandemia em toda Minas Gerais e pode ser conferida aqui, quando Zema fala claramente da situação vivida em todo o Estado.

Nesse mesmo período, Patrocínio registrava aumento do número de contaminação na cidade de Patrocínio pelo COVID-19 e as cirurgias eletivas estava a todo vapor, com listas com dezenas de nomes, como pode ser conferida abaixo uma delas:

Uma das listas recebidas com nomes de presos. Nomes não visíveis por motivos óbvios.

Após a matéria publicada nesse site, dois dias úteis após, a Santa Casa de Patrocínio emitiu uma nota de esclarecimento suspendendo todas as cirurgias eletivas, como pode ser verificado na matéria abaixo publicada no dia 30/06:

Santa Casa suspende todas as cirurgias eletivas

No comunicado, a Santa Casa de Patrocínio alegou a suspensão pela falta de materiais, como sedativos, mas, não explicou em nenhum comunicado ou nota por qual motivo essas cirurgias que não eram de urgência e emergência estavam sendo realizadas em plena PANDEMIA.

No dia 24/06 o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio apontava um número assustador de casos no município como pode ser conferido abaixo:

 

PATROCÍNIO EM ALERTA: Casos subindo de maneira assustadora na cidade

O mais complexo ao fazer uma análise profunda dos fatos ocorridos, onde os Policiais Penais que estavam seguindo os protocolos e determinações do Departamento Penitenciário de MG e da Secretaria de Segurança Pública questionavam a Direção da Penitenciária, porém a mesma não deu importância para a situação e as cirurgias continuaram, colocando em risco os agentes e os próprios detentos expondo-os ao contágio

O que são as cirurgias eletivas? 

A cirurgia eletiva é uma cirurgia que pode ser marcada com boa antecedência e, portanto, os pacientes podem ser preparados para a cirurgia apropriadamente.

São procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadas.

Fato é que; após a denúncia elas foram suspensas, mas sem respostas, sem manifestação por parte dos órgãos pertinentes e sem saber o motivo delas estarem sendo realizadas.

Quem estava marcando essas cirurgias na Secretaria de Saúde?

Qual a explicação da realização dessas cirurgias?

Órgãos públicos devem dar satisfações para a sociedade, pois, essas cirurgias eletivas, certamente realizadas pelo SUS foram autorizadas por alguém e realizadas por uma equipe, com autorizações e envolvimento desses setores.


O site PTCNEWS está a total disposição para que os órgãos responsáveis se manifestem, dando uma explicação para a sociedade patrocinense, para os agentes que estavam tendo suas vidas expostas ao contágio do covid-19 e aos próprios detentos e familiares.


Estamos aberto também para uma explicação sobre um fato ocorrido que causou indignação em maioria dos Policiais Penais, devido a uma atitude da Direção da Penitenciária que abriu processo de Investigação Preliminar (IP) contra alguns agentes.

Se esses agentes estavam agindo confirme todas as portarias, orientações, decretos e etc., Qual o motivo para a abertura de IP contra os agentes que estavam apenas seguindo o que era correto?

Fazer o certo gera punições para os profissionais do sistema prisional?

Penitenciária de Patrocínio em Alerta.

Toda essas previsões abaixo retrata-se as recomendações de cumprimentos para com o COVID 19:

  • Lei Federal N° 14.035 de 11/08/20
  • Lei Federal N° 14.006 de 28/05/20
  • Lei Federal N° 13.979 de 06/02/20
  • Lei N° 14.019 de 02/07/20
  • Decreto 47.886 de 15/03/20
  • Decreto 113° de 12/03/20
  • Decreto 47.891 de 20/03/20
  • Portaria N° 454 de 20/03/20
  • Resolução SEJUSP N° 51
  • Resolução SEJUSP N° 52
  • Nota Técnica Coes N° 58 de 29/06/20
  • Plano Estadual de Contingência para emergência em saúde.

Ficando claro que no dia 12/03/2020 o Governo do Estado de Minas Gerais,no uso de suas atribuições declarou situação de emergência em saúde Pública no estado em razão de epidemia de doença infecciosa viral respiratória – Covid 19.

https://instagram.com/modernos_ptc

 

VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×