Economia

Patrocínio registra aumento de arrecadação com impulso da economia local e perspectiva de alta no setor cafeeiro em 2026

No primeiro semestre de 2025, Patrocínio arrecadou R$ 4,325 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2024. O aumento ocorreu sem alteração na carga tributária municipal.

O crescimento é atribuído à expansão da atividade econômica local, que superou os 10%, ao aumento na formalização de empresas e ao fortalecimento do comércio e do agronegócio. Também contribuíram as transferências de recursos estaduais e federais por meio de convênios, emendas e programas de cooperação intergovernamental.

O município também tem utilizado Parcerias Público-Privadas (PPPs) para viabilizar projetos de infraestrutura, iluminação e digitalização, otimizando investimentos com menor impacto direto nos cofres públicos.

Para 2026, a expectativa é de superaquecimento da economia local, com destaque para o setor cafeeiro, principal atividade econômica de Patrocínio. A previsão de uma safra consistente, aliada à alta demanda internacional, projeta novos avanços na geração de renda e arrecadação.

Esse cenário reforça a importância do planejamento fiscal e do uso eficiente dos recursos públicos, com foco em resultados e melhorias efetivas para a população.

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Economia Policial

Operação “E agora, José?” desmantela esquema de sonegação fiscal em distribuidoras de bebidas em Minas Gerais

Terça-feira, 12 de dezembro de 2023 – Na manhã desta terça-feira (11), a Receita Estadual e a Polícia Civil de
Economia

TCE de Minas Gerais Aplica Multas Expressivas a Centenas de Gestores Municipais por Irregularidades Documentais

Em uma decisão contundente, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio de sua Primeira Câmara,