A Polícia Militar apreendeu, na noite desta segunda-feira (28), uma bicicleta motorizada que circulava de forma irregular nas proximidades do CAIC, no bairro Serra Negra, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. O veículo estava sendo utilizado por um adolescente de 14 anos e provocava perturbação do sossego, segundo denúncias recebidas pelo 190.
De acordo com a PM, o patrulhamento foi intensificado na região por volta das 20h30, após moradores reclamarem do barulho excessivo causado por bicicletas motorizadas. Durante as buscas, os militares conseguiram abordar um dos veículos denunciados.
O condutor foi identificado e, na sequência, os policiais se dirigiram à residência do adolescente, onde realizaram contato com o responsável legal. A bicicleta foi apreendida por não possuir os equipamentos obrigatórios de segurança e não atender aos critérios técnicos previstos na Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O veículo foi removido ao pátio credenciado e o jovem liberado sob responsabilidade do responsável.
Ainda segundo a PM, ciclomotores e bicicletas motorizadas devem contar com faróis, luz de freio, setas, retrovisores, velocímetro e buzina. O uso de capacete com viseira ou óculos de proteção também é obrigatório, conforme o artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A condução desses veículos por menores ou pessoas não habilitadas configura infração de trânsito.
A Polícia Militar orienta a população a seguir as normas de trânsito e alerta que, além da remoção do veículo, o descumprimento pode gerar sanções administrativas e até penais.
O objetivo da ação, segundo o 46º Batalhão da PM, é garantir a segurança viária e evitar acidentes causados por veículos em situação irregular.