Um incêndio em vegetação atingiu cerca de 526 hectares de reserva e Área de Preservação Permanente (APP) na região do Pântano, em Patrocínio, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e funcionários de uma fazenda local. O fogo começou na noite anterior e ganhou força devido às altas temperaturas e à baixa umidade relativa do ar.
Na manhã de domingo (10), bombeiros se deslocaram até a Fazenda Estrela Carvalho para dar continuidade ao combate. Um sobrevoo com drone foi realizado para mapear a dimensão e a direção das chamas, permitindo a elaboração de uma estratégia de ação.
A GCIF de Patos, com apoio de cinco trabalhadores rurais, atuou inicialmente com abafadores e sopradores em uma área de pântano. No entanto, o fogo subterrâneo e as condições climáticas adversas provocaram reignições e rápida propagação das chamas.
Com o avanço do incêndio, as equipes redirecionaram esforços para proteger 230 hectares de lavoura de café, 364 placas solares e a casa de máquinas de irrigação. A partir de um ponto seguro, foi aplicada a técnica de combate indireto, com construção de linhas frias, contra-fogo e aceiros artificiais, garantindo a contenção das frentes mais críticas.
Após o controle, foi feito o rescaldo de toda a área atingida. Uma frente ainda se deslocava para uma propriedade vizinha, onde já eram executados aceiros preventivos. Na manhã desta segunda-feira (11), bombeiros retornaram para monitorar o local e evitar novas reignições.