Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde, afirmou que os Estados irão receber as vacinas assim que a ANVISA autorizar, serão entre três a quatro dias e será aplicada a nível nacional.
“A vacina vai começar no dia D, na hora H no Brasil. No primeiro dia que chegar a vacina, ou que a autorização for feita [pela Anvisa], a partir do terceiro ou quarto dia já estará nos Estados e municípios para começar a vacinação no Brasil.
A prioridade está dada, é o Brasil todo. Vamos fazer como exemplo para o mundo”, afirmou o Ministro da Saúde.
Pazuello afirmou que a vacina não será obrigatória, assim como é defendido pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.
O Ministro também afirmou que as vacinas serão através do PNI – Programa Nacional de Imunização e será ofertada totalmente pelo Sistema Único de Saúde.
Foram feitos pedidos de urgência para a Anvisa, para que libere a vacina para que possa iniciar a imunização nos estados e municípios do país.
Ainda segundo o Ministro Pazuello, foram contratados 354 milhões de doses de vacinas e para janeiro se espera aplicar 8 milhões de doses e disse que o país terá que fabricar as vacina, pois as empresas de fora oferecem quantidades insignificantes para o Brasil.
Se a Anvisa liberar, a vacinação deverá acontecer ainda me janeiro, do dia 20 em diante.
Patrocínio já está preparada para iniciar a vacinação na população, já tem seringas e agulhas disponíveis para a imunização.