A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 começa na quarta-feira, segundo o ministro Eduardo Pazuello. Em reunião com 140 prefeitos, o ministro disse que, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o uso emergencial de duas vacinas no domingo, a vacinação terá início três dias depois.
Na reunião, o ministro afirmou que 2 milhões de doses da Coronavac, imunizante fabricado pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan serão distribuídos aos Estados na terça-feira e, com isso, a campanha terá início na quarta-feira.
Outros 6 milhões de doses da vacina de Oxford feita em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) serão distribuídas ao longo de janeiro. Isso significa que 8 milhões de doses serão entregues aos Estados até o fim do mês. Para fevereiro, a estimativa é que o total alcance 30 milhões de doses entregues aos municípios.
O primeiro grupo a ser vacinado deve ser formado por profissionais de saúde, idosos em asilo e indígenas. Em seguida, idosos com mais de 75 anos.
Reportagem: Portal O TEMPO / Link Original: https://www.otempo.com.br/brasil/vacinacao-contra-covid-19-comeca-quarta-feira-afirma-pazuello-1.2435113 / Foto Capa: Oscar del Pozo – AFP