quinta-feira, 24 outubro
Publicidade
Publicidade
InícioCoronavírusAvião trazendo pacientes de Manaus chega a Uberaba

Avião trazendo pacientes de Manaus chega a Uberaba

A Força Aérea Brasileira (FAB) posicionou o governo de Uberaba, na tarde deste sábado (23), de que a transferência dos pacientes com Covid-19 de Manaus será feita neste domingo (24). A previsão é que o avião trazendo os passageiros desembarque no Aeroporto de Uberaba no início da noite.

Ainda neste sábado, o Ministério da Saúde solicitou à Prefeitura de Uberaba que a cidade receba os 18 doentes, justificando que não é possível fazer escala em outra cidade para deixar apenas seis pacientes. Diante da situação, a prefeita Elisa Araújo decidiu atender ao pedido do governo federal. Segundo ela, Uberaba tem condições de recebê-los e lembrou que o Estado confirmou que irá habilitar mais leitos para tratamento da Covid-19 na cidade.

Atualmente, o HR possui 89 leitos ativos de clínica médica — 70 são para casos suspeitos e confirmados de Covid-19, sendo 15 com suporte ventilatório. Há, ainda, 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. Além disso, há 14 leitos de clínica cirúrgica. A unidade tem capacidade para estruturar, pelo menos, mais 30 leitos — 20 de UTI e 10 de clínica médica — para atender casos suspeitos e confirmados de coronavírus.  A informação é do diretor administrativo do Hospital, Frederico Guglielmi Ramos.

A prefeita Elisa Araújo lembrou que há ainda a doação feita pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) de mais 20 leitos de UTI completos e com ventiladores que chegarão nas próximas semanas.

PMU

Para a transferência dos doentes da aeronave até o Hospital Regional, onde ficarão em ala totalmente isolada do restante dos pacientes, as ambulâncias do Corpo de Bombeiros e a Ubervidas foram preparadas. O SAMU também estará envolvido nesse processo, mas será responsável pela triagem dos pacientes em solo, juntamente com o médico intensivista e membro do Comitê Técnico-Científico, Dr. Raelson Batista. Após a triagem, a expectativa é que os pacientes sejam transferidos por quatro ou cinco ambulâncias e recebidos por equipes do HR já preparadas.

A prefeita espera que, a exemplo das outras cidades que receberam os pacientes de Manaus, a recuperação seja rápida e eles possam retornar ao estado de origem em curto espaço de tempo.

PMU


VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×