Patrocínio registrou 77 mortes por coronavírus em menos de 3 meses, chegando a um total de 124 óbitos por covid-19 em um ano de pandemia.
De acordo com os dados da Secretária Estadual de Saúde, há divergência nos números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, que apresenta 2 mortes a menos em relação ao boletim estadual.
Patrocínio ocupa a posição n° 332 em números de mortes, com taxa de letalidade de 2,31%, superior a taxa nacional que é de 2,17%
Os números de casos confirmados também estão divergentes, o boletim municipal aponta 5.439 casos registrados e o boletim estadual aponta 5.374 casos.
Vale lembrar que Patrocínio se antecipou nas medidas adotadas para contenção do coronavírus e a cidade enfrenta medidas restritivas pesadas e também um toque de recolher a quase dois meses.
Durante esse período não foi registrado redução nos números de óbitos, mesmo ampliando as UTI’s, as mesmas continuam com ocupação máxima por semanas, raramente há leitos disponíveis e quando apresenta leitos disponíveis, esses são provenientes de óbitos registrados no dia anterior e voltam a ocupação no boletim seguinte.
Enquanto isso, a linha de frente se reúnem para decidirem a adoção do tratamento precoce e não decidem nada. Enquanto isso há óbitos confirmados em todos os boletins diários.
A cidade de Patos de Minas que adotou o tratamento precoce, a taxa de letalidade é de 1,93% inferior a média nacional.
Taxa de letalidade de cidades vizinhas:
Coromandel: 4,57 %
Serra do Salitre: 2,49 %
Guimarânia: 1,88 %
Perdizes: 1,29 %
Ibiá: 1,74 %
Cruzeiro da Fortaleza: 2,75 %
Monte Carmelo: 3,5 %