quarta-feira, 23 outubro
Publicidade
Publicidade
InícioEducação'É fundamental que os alunos voltem às aulas não só para aprender,...

‘É fundamental que os alunos voltem às aulas não só para aprender, mas também (porque) nas aulas eles recebem alimentos’, disse o ministro da Saúde

Ao receber 2 milhões de doses de vacina contra a Covid do consórcio internacional Covax Facility neste domingo (2), o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) aproveitou a ocasião para defender a importância da volta às aulas.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, durante pronunciamento à imprensa, Queiroga, em cumprimentos à Unicef pelas ações na área de educação, disse que as atividades escolares precisam ser retomadas.

“Um tema importante é o retorno às atividades letivas, os alunos que precisam retornar às aulas. Temos ação conjunta com a Unicef, e é fundamental que os alunos voltem às aulas não só para aprender, mas também [porque] nas aulas eles recebem alimentos, e sabemos que os nossos programas de segurança alimentar na educação são importantes.”

Os imunizantes chegaram a São Paulo neste sábado (1º) e domingo. Ao todo, foram 4 milhões de doses entregues neste fim de semana.

Queiroga estava acompanhado de Florence Bauer, da Unicef, da representante da Opas (Organização Panamericana de Saúde) no Brasil, Socorro Gross, e de congressistas, como a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

Para Bauer, embora não sejam alvo da vacinação, crianças e adolescentes podem ser beneficiados pelo aumento na imunização de parentes e professores.

“É um grande momento de esperança no Brasil a chegada de vacinas, e um momento de esperança para crianças e adolescentes, porque, embora não sejam vacinadas diretamente, são elas que mais sofrem com impactos indiretos da pandemia, como o fechamento das escolas, que faz com que crianças e adolescentes não estejam tendo seu direito a aulas presenciais garantido”, disse.

A vacinação de trabalhadores da educação está prevista para ocorrer de junho a setembro em todo o país, dentro do PNI (Programa Nacional de Imunizações). No entanto, há estados que já iniciaram a vacinação desse grupo.

“As vacinas representam um momento de esperança de crianças e adolescentes terem suas famílias e professores protegidos, e poderem reimaginar um futuro melhor para todos eles”, disse Bauer.

Foram três remessas recebidas da vacina Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. No Brasil, o imunizante é produzido em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Os imunizantes foram fabricados na Coreia do Sul. O primeiro carregamento trouxe ao país mais de 220 mil doses; o segundo, mais de 1,7 milhão; o último, 2 milhões.

Queiroga afirmou ainda que a entrega será imediata. “Estas doses já começam a ser distribuídas. Em no máximo 48 horas serão distribuídas a todos os estados do Brasil.”

O consórcio global é uma iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde). O ministro lembrou que o acordo do Brasil com a iniciativa, o qual prevê 42,5 milhões de doses até o fim deste ano, foi fechado em outubro de 2020, no valor de US$ 150 milhões.

As entregas da Covax ao Brasil enfrentam atrasos. Inicialmente, a previsão era que o consórcio enviasse ao país até 9,1 milhões de doses até maio. No entanto, o país havia recebido apenas um lote, com apenas 1 milhão de doses.

“Já deveríamos ter recebido essas doses desde janeiro, todavia em função da dificuldade com vacinas em todo o mundo, só estamos recebendo agora”, disse.

Ele também voltou a citar a meta de vacinar toda a população até o fim de 2021. “Teremos 4 milhões de doses e esperança. Sabemos que a vacina é o caminho para derrotar nosso único inimigo, que é o coronavírus.”

Segundo Queiroga, o Brasil recebeu desde quinta-feira (29) mais 17 milhões de doses de vacinas contra a Covid. “É mais que a população de Portugal, da Grécia, de Israel.”

A Covax prevê ainda entregas da Pfizer, cujo calendário precisa ser confirmado. A princípio, deve ocorrer até junho.

Dom, 02/05/21 – 19h36
VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×