23/05/2021. Por volta das 20 horas, a Polícia Militar recebeu diversas denúncias de que havia alguns veículos em prática de direção perigosa no bairro Serra Negra.
Diante das denúncias as equipes policiais desencadearam operação lei seca, com foco em localizar e abordar os infratores, sendo que a radiopatrulha do setor conseguiu abordar um dos veículos, um VW/Golf, cor preta, na Rua Antônio Jose da Cunha cruzamento com Rua Antônio Cândido Alves. Após verificação das documentações, constatou-se que estava com característica alterada sem autorização e o condutor possui CNH na categoria diversa do veículo, sendo este removido e adotadas medidas administrativas de trânsito.
Enquanto os militares realizaram a abordagem, iniciou-se uma rixa na Rua Francisco Firmino de Souza, onde várias pessoas se agrediam mutuamente. No referido local ocorria um baile em via pública, sem autorização e com grande aglomeração de pessoas (aproximadamente 100 pessoas e diversos veículos).
Ao verificar a presença policial, as pessoas que estavam em rixa se deslocaram em direção aos policiais e não acataram as ordens para se dispersarem. Um dos autores, 20 anos, dirigiu-se contra um dos militares, sendo que ignorou ordem para que se postasse na posição de busca, porém, resistiu tentando agredir o policial, pelo que foi necessário usar instrumento de menor potencial ofensivo, bastão de madeira. Um outro autor, 26 anos, também investiu contra os militares e várias outras pessoas também tentaram agredir os policiais que estavam no local.
Nesse contexto, foi necessário o uso de arma de menor potencial ofensivo (espingarda CBC calibre 12, com munição de elastômero) para dispersar as pessoas que tentaram agredir os policiais militares, resistindo e desobedecendo as ordens de parada. Dois dos autores foram atingidos pelas munições, porém, sem lesões graves. Posteriormente, os militares realizaram o socorro dos feridos ao pronto socorro municipal, onde foram atendidos medicados e liberados.
Ainda assim, foi necessário realizar a detenção de outras autoras, 27, 25 e a menor infratora de 15 anos, as quais estavam exaltadas e avançaram contra os militares, sendo necessário o uso de força física, com técnicas de defesa pessoal, estritamente para quebrar as resistências. No tumulto, várias pessoas tentaram resgatar os presos, mas foram impedidas pelos policiais.
Já em frente à Delegacia, os militares abordaram mais dois veículos um VW-Gol e um Citroen C4 Pallas, conduzidos por participantes da rixa, que não haviam sido presos no local, os quais declararam não possuir CNH ou permissão para dirigir veículo automotor, foram realizados os testes de etilômetro nos condutores e ficou constatado em ambos a infração de trânsito por ingerir bebida alcoólica.
Diante dos fatos, os militares prenderam sete homens, duas mulheres e apreenderam uma menor infratora de 15 anos, sendo todos conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão.
ASCOM 46º BPM