As paixões, alegrias e a soma de vários sentimentos estão inseridas através dos campeonatos amadores e não se aplica apenas a times profissionais, pelo contrário, o nome já diz tudo, ”Amador” aquele que faz o que ama.
O futebol amador tem se destacado como o maior instrumento de integração social e garantia dos direitos comunitários em Patrocínio e em nível altíssimo como nunca visto anteriormente.
Organizado pela Liga Patrocinense de Futebol, o campeonato acontece esse ano fora da sua temporada padrão, fato ocorrido devido a pandemia e eleições tardias na instituição.
O campeonato Amador da Série A sempre ocorre aos sábados e domingos, visando dar oportunidade para toda população, sendo o principal campeonato da cidade. A Liga busca formas de beneficiar coletivamente toda comunidade e busca sensatez do poder público para que não venda dificuldades para a entidade e que seja parceira nos projetos desenvolvidos em prol do futebol social.
A Liga ajuda a movimentar a economia local e explora a comunidade a fim de expandir sua valorização social.
O futebol amador promovido pela LPF também é um elemento que potencializa a integração social. Reunindo 11 equipes de diferentes localidades, a competição promove não apenas a disputa pelo troféu, mas também permitem que a comunidade receba a visita de vários lugares, representados por atletas, dirigentes de times e diretores das ligas de futebol da cidade.
As parcerias firmadas com os demais líderes do município fortalece e engrandece o cidade como um todo. Esporte é investimento e deve ser investido de modo que possa ajudar as entidades.