sábado, 23 novembro
Publicidade
Publicidade
InícioNotíciasPatrocinioTráfico de influência e listão do CIS

Tráfico de influência e listão do CIS

No decorrer das polêmicas envolvendo o recurso “desviado” do Hospital do Amor de Patrocínio nas últimas semanas e palco de revolta e indignação da população patrocinense não pode cair no esquecimento por “cortinas de fumaça”.

Em uma das reuniões ordinárias, o Presidente do Hospital do Amor esteve na Câmara Municipal e mostrou sua seriedade junto à instituição mais importante do nosso municipio.

Porém, posteriormente surgiu um listão com nome de vereadores, servidores e parentes de políticos que moram fora do Estado de Minas e simplesmente usaram o tráfico de influência que possui em seus cargos para obter vantagens para sí ou outros.

A velocidade com que conseguem atendimentos na Saúde é impressionante e no listão do CIS os nomes contidos nele são de 2023.

O que o pobre que entra na fila demora anos e as vezes nem conseguem atendimento, esses “privilegiados” pelo cargo na Casa de Leis conseguem dentro do prazo de despacho do pedido até chegar na Pasta da Saúde, logo já possui a data de seu atendimento marcado.

Entende-se esse modo como tráficoode influência.

Tráfico de influência: Consiste em solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função. A pena prevista é de reclusão, de dois a cinco anos, e multa.

Talvez possa ser entendido também como Crime de responsabilidade é uma ação ilícita cometida por um agente político. No caso, somente um jurista para poder afirmar essas questões levantadas. Imoral todos sabem que é, ilícito, entende-se que seja.

O listão solicitado por alguns representantes dos povo, referentes aos anos de 2019 até agosto de 2023, em breve haverá novos nomes e a atuação da “Rainha do CIS/SUS”, apelido usado por alguns do meio.

Teve vereador no listão que foi tão cara de pau que disse que todos tem direito a usar o SUS, o que todo mundo concorda. Apenas não possuem o direito de furar fila e deixar o seu pobre e sofrido povo esperando por mais tempo ainda.

Os fiscais do povo, ficalizam o que? Como fiscalizar se o nome pode ser achado na investigação? Fica difícil.

O que não pode mais ser aceito é esse “esquema”, praticamente geral em diversas repartições do poder público.

Talvez possa configurar crime de prevaricação? Entende-se que sim, ou será que não? Interpretação aparenta que sim, pois praticado atos de ofício para atender interesses pessoais de alguns.

Funcionário público que dificulte ou falte com os deveres de seu cargo, ou pratique atos de ofício, para atender interesses pessoais, comete crime de prevaricação.

O Clientelismo é algo muito conhecido por aqui em nossa cidade e em todo o país. 

É a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. 

O clientelismo denota a prática de:

  • distribuir empregos;
  • favores; 
  • outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.

O povo necessita aprender a votar urgentemente, não há lógica alguma em aceitar a prática do Clientelismo por parte da sociedade.

É tão surreal um cidadão vender seu voto em troca de qualquer coisa, ainda mais em troca de quase nada e ainda dependendo, se for cargo, o rabo fica preso e ainda corre risco de ter que fazer cash back.

VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×