Aatitude mais eficiente para se combater a corrupção e a fraude no serviço público é por meio das atividades de prevenção, especialmente as voltadas à transparência pública, que lançam mão do controle social para fiscalizar o gasto e os resultados da gestão pública, representando o melhor custo-benefício.
Da mesma forma, porém com um viés de aprimoramento da máquina e serviços públicos, os controles internos preventivos são elementos primordiais na defesa dos interesses da sociedade, pois atuam na capacitação técnica e na detecção e remediação de atos de corrupção, fraudes e irregularidades.
Todavia, é fundamental que o agente público tenha em mente que a arma mais eficaz no combate à corrupção e à fraude será sua conduta ética, atuando em seus processos de trabalho, quando farão a diferença na defesa do interesse público, seja ao tomar decisões pautadas em sólidos princípios e valores éticos e morais ou ao denunciar ilícitos que venha a testemunhar
O bem-estar econômico e social da sociedade como um todo depende da manutenção de um ambiente íntegro na Administração Pública. Portanto, contribua para um Brasil melhor!
Acesse a plataforma Fala.BR e denuncie!
Assista ao vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=LB9Mxzkeil0
Saiba mais : https://www.gov.br/cgu/pt-br/anticorrupcao#a