No final da tarde deste último sábado, 4 de novembro, uma tragédia chocou a região entre Guarará e Mar de Espanha, conhecido como Engenho Novo. Uma mulher de 58 anos, proprietária e moradora da região, encontrava-se trabalhando nas proximidades de um apiário na propriedade quando foi atacada por abelhas. Um homem de 52 anos, ao tentar resgatá-la, também foi atacado, resultando no falecimento de ambos.
Além dessas vítimas, outras duas pessoas tentaram prestar socorro e foram atacadas pelas abelhas. Uma mulher de 40 anos recebeu atendimento e foi conduzida por ambulância sanitária, enquanto um homem de 45 anos sofreu algumas picadas, mas não necessitou de atendimento hospitalar.
Segundo relatos dos bombeiros, a propriedade onde o incidente ocorreu é de difícil acesso, e durante o resgate, uma forte chuva dificultou ainda mais as operações. Os funcionários do apiário foram fundamentais na retirada das vítimas do local.
Os corpos ficaram sob a responsabilidade da Polícia Militar de Minas Gerais. As vítimas são irmã e cunhado de Divino Pimentel, moradores de Patrocínio que receberam a notícia pelo final da tarde de ontem e seguiram em viagem para Guarará – MG, próximo Juíz de Fora.
Divino Pimentel é ex-funcionário federal da ACARPA (MINISTÉRIO DA AGRICULTURA), já foi candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no final da década de 80.
Apocalipse 21:4 na Bíblia, na versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel: “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas.”
Este trágico acontecimento deixou os familiares desolados e abalou a comunidade local, levantando questões sobre segurança e protocolos de emergência em casos semelhantes.
O Corpo de Bombeiros reforça e alerta que as abelhas são agressivas quando se sentem ameaçadas.
Portanto, muito cuidado ao avistar um enxame de abelhas. Ruídos, cheiro forte (evitar perfume), tremores, vibrações e movimentos rápidos chamam a atenção delas.
Todavia, quando o ataque é desencadeado, as abelhas atacam indiscriminadamente a todos que estiverem nas redondezas.
Entretanto, os sintomas na pessoa picada podem variar de vermelhidão local a morte, dependendo do número de picadas e da sensibilidade da pessoa ao veneno da abelha.
Após um ataque de abelhas, é essencial procurar um lugar seguro, longe das abelhas. Remova rapidamente qualquer ferrão alojado na pele, evite esfregar para não espalhar mais veneno.
Lave a área com água e sabão e aplique gelo para reduzir o inchaço. Procure assistência médica se sentir uma reação alérgica grave, como dificuldade para respirar, inchaço na garganta ou tonturas.