Militares do GER do 2º Batalhão de Policiamento Especializado receberam uma denúncia por meio do Disque Denúncia (181), de que um indivíduo estaria realizando o plantio e a comercialização de maconha, em verdadeiro laboratório de drogas, no bairro Amazonas, em Betim. Os militares foram até o local, na noite dessa segunda-feira (13/07), e suspeitaram de um apartamento, onde estava uma estrutura complexa de cultivo de maconha, inclusive com aparelhos de secagem da planta.
Os agentes verificaram no local um sistema de estufa instalado com iluminação, sistema de irrigação e refrigeração para cultivo da maconha. Dois quartos foram preparados para o cultivo, sendo um quarto destinado às plantas em estágios mais novos e o outro quarto já com as plantas adultas, prontas para colheita. Além disso, as plantas estavam etiquetadas por tipo e um caderno com anotações sobre cruzamentos de diferentes tipos de maconha, com intuito de obter um THC maior (substância alucinógena presente na planta), além de informações dos estágios do plantio da droga.
O suspeito de ser o dono do laboratório é um homem de 22 anos, que não foi encontrado no local e segue sendo procurado. Ele mantinha tudo catalogado e, inclusive, mantinha anotações sobre a possibilidade de vender cursos pela internet ensinando como plantar e cultivar a droga.
Ao todo, no local, foram apreendidos 45 comprimidos de ecstasy, 45 pés de maconha, nove porções de skunk, quatro frascos com THC (principal substância da maconha, com efeitos alucinógenos) e dois frascos com sementes para plantio de maconha, além de materiais para plantio, cultivo, distribuição e venda de drogas. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a delegacia de plantão de Betim.
Autor: Sd 2ª CL Rafael Miguel – Sala de Imprensa PMMG