Advertisement

Varzelândia-MG Enfrenta Cassação por Fraude Eleitoral e Patrocínio Aguarda Julgamento de Suspeitas Eleitorais

O Ministério Público Eleitoral trouxe à tona suspeitas de irregularidades em Varzelândia e Patrocínio, duas cidades de Minas Gerais que agora aguardam desdobramentos judiciais que podem alterar a composição de suas administrações.

Embora distintos, os casos revelam estratégias que colocam em xeque a integridade do processo eleitoral.

Em Varzelândia, o PSB é acusado de fraudar a cota de gênero exigida por lei, usando uma candidatura fictícia para preencher o percentual mínimo de mulheres.

Marisa dos Santos Brito, inscrita na chapa, não obteve sequer o próprio voto e não realizou campanha.

A promotoria afirma que sua candidatura foi usada apenas para cumprir formalidades, enquanto Sérgio Gonçalves de Souza, conhecido como Sérgio do Sindicato e presidente do PSB, teria liderado o esquema.

A ação pede a cassação dos votos do partido, a inelegibilidade de Sérgio e Marisa por oito anos e a redistribuição dos cargos.

Já em Patrocínio, o cenário é outro, mas igualmente grave.

Há denúncias de candidatas fantasmas e compra de votos envolvendo figuras conhecidas como o vereador Balila e Túlio do Salitre.

A Justiça Eleitoral investiga se houve manipulação do processo eleitoral, e os julgamentos estão previstos para fevereiro de 2025.

Ambos os casos destacam como irregularidades podem distorcer o resultado das urnas.

Enquanto Varzelândia enfrenta a possível cassação de um vice-prefeito eleito, Patrocínio está sob a sombra de denúncias que podem abalar a confiança na classe política local.

Para o eleitor, os processos são um lembrete da importância de preservar a lisura do pleito.

As decisões da Justiça Eleitoral, quando proferidas, terão impacto direto na governabilidade e na credibilidade dos representantes escolhidos nas eleições de 2024.

No Comments
Dr Rodolfo Pegofaro Landim

Professor Eric, boa noite!
Moro em Varzelândia e li sua matéria jornalística.
Perfeito os parâmetros legais empregado na sua matéria, âmbito totalmente judicial no que tange justiça eleitoral.
Aqui na minha cidade a coisa vai azedar e para os candidatos e creio que aí também, vou divulgar sua matéria aqui .
Pode ter certeza os dois candidatos aí se não tiverem bons advogados e testemunhas bem posicionadas pode dar ruim para ambos.
Em um caso aí polícia fez boletim de ocorrência com flagrante de compra de votos, abastecimento ilegal e dinheiro, este caso não haverá escapatória, estou na política há 34 anos e vi situação como está não passar em branco, o outro caso da candidata laranja pode ter certeza, causa ganha e será se os votos do partido e entrará não o suplente e sua a candidata do REDE.
obrigado por aceitar meu comentário.
Sou político há 34 anos em Varzelândia.

assessora revoltada

Sr.: Eric para de querer causar com estas matérias contra o vereador BALILA e Túlio.

Vai ver que você está ganhando da Srta Helen para divulgar tais matérias, menos tá?

O Maurílio não fez por maldade
, estava trabalhando honestamente para o BALILA e o senhor que está totalmente ” comprado” , quer deturpar a campanha só vereador BALILA que foi extremamente limpa, não confunda os fatos do colaborador ” Maurílio” com a campanha do Ricardo BALILA que é honesto e não concorda hora nenhuma com a prisão do Maurílio que agiu por conta própria e sem autorização do candidato, dinheiro era dele , combustível dele também, porém larga de ser tendencioso fazendo comparativos e temos ciência que este dr Rodolfo é o senhor camuflado, tem dó!!!!
pronto, falei , se quiser postar posta e se não quiser F…..- se

    Eric Fernando Alves

    Corrupção sim, desde que dentro da maior honestidade, né?

    Está postado aí suas asneiras e sua defesa para as ilicitudes.

    Campanha extremamente limpa? Não fez por maldade?

    Estava trabalhando honestamente? Mesmo com listão, vale gasolina, agenda e dinheiro.

    Tadinho, um verdadeiro anjinho; que está mais de década na política e não sabe até hoje que comprar votos é crime. O agravante: Fez tudo premeditado e com dinheiro do próprio bolso? Até a gasolina foi ele quem pagou? Kkkkk

    Coordenador de campanha que não sabia que o que fazia? Primeiro coordenador de campanha 0800 e ainda ao invés de receber pela função, estava pagando do próprio bolso.

    Que espírito altruísta desse jovem.

    Fica a dica: Compra votos e candidatura laranja é crime eleitoral.