quarta-feira, 23 outubro
Publicidade
Publicidade
InícioCoronavírusTerceira morte de idoso por Covid-19 em hotel geriátrico de Uberaba

Terceira morte de idoso por Covid-19 em hotel geriátrico de Uberaba

Instituição Bem Viver foi interditada após surto da doença em idosos; representante foi procurado pela TV Integração. Outros cinco óbitos são investigados por suspeita de terem sido causados por coronavírus ou por negligência; caso é acompanhado pelo Ministério Público.

A Vigilância Sanitária (Visa) de Uberaba confirmou, nesta terça-feira (25), a terceira morte por Covid-19 de morador do Hotel Geriátrico Bem Viver, que foi interditado na última sexta-feira (21) após oito idosos testarem positivo para doença. O terceiro óbito ocorreu na noite desta segunda-feira (24), algumas horas depois de o segundo óbito por coronavírus ter sido confirmado.

Desde a interdição, a responsabilidade pelos residentes do hotel geriátrico foi assumida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio de ordem judicial, atendendo ação proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Segundo Marcos Ribeiro, chefe do departamento de Vigilância Sanitária, na instituição viviam 15 idosos. Oito morreram; desses, três óbitos foram por Covid-19 e outros cinco são investigados por suspeita de terem sido causadas pela doença ou por negligência. Os sete idosos restantes foram internados em hospitais locais, sendo a maioria no Hospital Regional, e alguns já foram encaminhados às respectivas famílias.

Ainda segundo Ribeiro, três funcionários do hotel geriátrico também testaram positivo para o coronavírus.

Anuncie Aqui
-Publicidade-

O que diz o hotel

 

A produção da TV Integração entrou em contato com um dos representantes do hotel geriátrico, que explicou que, agora, a instituição tem apenas duas mortes por Covid-19 e que as demais não existem indícios de terem sido causadas pela doença.

O representante também afirmou que vai entrar com uma ação para retirar alimentos e objetos pessoais de internos e de funcionários que estão na instituição. Além disso, o hotel será permanentemente fechado e, por isso, cerca de 10 funcionários serão dispensados e o prédio alugado será devolvido.

Hotel interditado

 

O Hotel Geriátrico Bem Viver, no Bairro Cidade Jardim, foi interditado depois de a Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária constatarem que oito idosos que viviam no local testaram positivo para coronavírus.

Segundo a 14ª promotora de Justiça, Cláudia Freddo Marques Carvalho, o acompanhamento do caso começou após o registro de óbitos em sequência na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

“Tão logo nós recebemos a documentação de uma sequência de óbitos que ocorreram em uma instituição de longa permanência, solicitamos a um juiz uma tutela provisória de urgência, no sentido de que o município assumisse a responsabilidade pelo cuidado desses internos, encaminhando-os aos familiares ou a uma instituição segura”, afirmou.

 

Conforme a promotora, os idosos que testaram positivo foram encaminhados para a internação e os familiares foram orientados sobre os cuidados a serem tomados.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou ao G1 que o surto de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Hotel Geriátrico Bem Viver foi notificado na última quinta-feira (20).

Publicidade

A SES-MG, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, afirmou que tem adotado as medidas de prevenção e controle para cada surto notificado, a fim de impedir a propagação do vírus.

A pasta estadual também explicou que investigação de surto envolve várias intervenções epidemiológicas e assistenciais, de casos suspeitos/sintomáticos e contatos próximos.

Monitoramento de instituições para idosos

 

Em entrevista ao Integração Notícia desta terça-feira, o chefe do departamento de Vigilância Sanitária de Uberaba afirmou que, desde o dia 20 de março, quando foi publicado o primeiro decreto com medidas de prevenção ao coronavírus, foi intensificado o monitoramento das 34 Instituições de Longa Permanência de Idosos na cidade.

“Isso foi feito porque há uma preocupação muito grande em relação aos idosos que fazem parte do grupo de risco. É um monitoramento ostensivo que será feito durante todo o período de pandemia”, ressaltou Marcos Ribeiro.

Ainda de acordo com Ribeiro, durante as fiscalizações já foram notificados casos de coronavírus em algumas dessas instituições e os responsáveis procederam com o isolamento, conforme determinação do Ministério da Saúde, e a doença foi controlada.

Conteúdo: G1

VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×