31/08/2020. A Polícia Militar foi informada que na última sexta feira, 28/08/2020, da ocorrência de dois fatos semelhantes, relativos a um tipo de golpe que vem sendo frequente, praticado principalmente contra idosos, em que o estelionatário se passa por funcionário da agência bancária, ou da operadora de cartão de crédito. Esse autor liga para a vítima relatando que seu cartão bancário foi clonado, pois foi registrado compras, que, logicamente, a vítima não reconhece.
A partir de então, a vítima é convencida pelo falso funcionário a repassar sua senha e cartão bancário à quadrilha. Os autores se identificam com nomes falsos e buscam o cartão e os dados na casa das vítimas, muitas das vezes indo inclusive até a residência.
De posse do cartão e senha, os estelionatários realizam diversas compras com o cartão.
No primeiro fato, a vítima foi uma senhora de 78 anos, a qual repassou o cartão e senha ao desconhecido. No segundo, vítimas são um casal de idosos 83 e 75 anos, que também repassaram o cartão bancário e senha ao indivíduo. Ambos os fatos o autor era jovem, magro, pardo, cabelo curto, estatura mediana, camisa escura, sem maiores dados.
A Polícia Militar segue em rastreamentos para localizar e prender os autores.
A Polícia Militar alerta a comunidade a ter cuidados e se manter segura contra golpes aplicados obtendo informações de cartões bancários
- – cuidado com ligações e contatos de estranhos, não repasse de forma alguma dados pessoais e bancários a ninguém, mesmo se a pessoa afirmar que é do banco ou da operadora de cartão;
- – cuidado também com o repasse de informações via e-mail;
- – o cartão de crédito é de uso pessoal, não empreste o cartão a terceiros;
- – nunca entregue seus os cartões a ninguém, os bancos ou operadoras não tomam os cartões dos clientes, mesmo se constatar que o cartão foi clonado;
- – nunca guarde a senha anotada junto com o cartão;
- – troque a senha do cartão periodicamente;
- – desconfie de ligações e contatos de pessoas solicitando informações como número de cartões e de senhas, os bancos não fazem contanto com os clientes solicitando essas informações;
- – em caso de constatação que o cartão foi clonado, faça o bloqueio do cartão através dos serviços de atendimento ao cliente dos bancos e procure a Polícia Militar para o registro da ocorrência;
Em casos suspeitos acione a Polícia Militar via 190 ou faça denúncias através do DDU 181