A Tarifa Zero para estudantes no transporte público de Patrocínio é uma ideia simples, mas cheia de potencial para transformar a realidade de muitos jovens da cidade.
Imagine que, com essa medida, milhares de estudantes, desde o ensino fundamental até o pós-graduação, poderiam usar o transporte coletivo de forma gratuita, facilitando o acesso à educação e ajudando as famílias a economizar.
A proposta, que já é realidade em várias cidades do Brasil, tem como objetivo aliviar o peso do custo do transporte para quem depende dele para estudar.
Em Patrocínio, a situação do transporte coletivo não é das melhores: o preço só aumenta e a qualidade parece não acompanhar.
Uma medida como a Tarifa Zero seria uma forma de mudar esse cenário e oferecer um incentivo direto para que mais estudantes tenham a oportunidade de frequentar as escolas, reduzir a evasão escolar e, quem sabe, formar uma nova geração de profissionais mais preparados.
Nikolas Elias, presidente da Câmara Municipal de Patrocínio e defensor de melhorias no transporte público, tem a chance de adotar essa pauta como uma proposta que vai ao encontro das necessidades da nossa juventude.
A criação dessa tarifa zero poderia ser um passo importante para melhorar o transporte e, ao mesmo tempo, investir no futuro da educação em Patrocínio.
O projeto também sugere que o município arca com a diferença entre a tarifa pública e a tarifa técnica, um subsídio que garantiria a viabilidade financeira da medida.
Isso não só tornaria a proposta possível, como também a tornaria uma realidade sustentável para o município.
E, claro, seria importante que Nikolas Elias também olhasse com atenção para a fiscalização do Passe Livre, garantindo que aqueles que já têm direito à gratuidade — como idosos e deficientes — possam usufruir do benefício de maneira justa e correta.
Esta é uma sugestão que visa melhorar a vida dos estudantes e de suas famílias, além de dar um passo importante na melhoria do transporte coletivo de Patrocínio.
Agora é o momento para que Nikolas Elias leve essa ideia para a Câmara Municipal e ajude a construir um futuro melhor para todos.
Helen
Nesse caso não há necessidade do Nikolas. O próprio prefeito, o Gustavo pode sancionar uma lei assim. Foi a primeira lei que o Paulo Sérgio prefeito de Uberlândia sancionou, ele fez isso dia 9 último. Agora Uberlândia só aguarda regulamentações da Secretaria de Transportes.