Até a noite de ontem (25/09) o único registro de candidatura ao cargo de Prefeito registrado oficialmente na Justiça Eleitoral de Patrocínio. Apenas um candidato registrado, que é o do atual Prefeito Deiró Marra (Democratas).
O candidato do Democratas, em coletiva de imprensa após o crime ocorrido, confirmou sua candidatura e que o episódio do crime não afetaria a sua candidatura, demonstrando não temer rejeição por parte do eleitorado, visto que Deiró Marra não pode responder pelos atos de seu irmão Jorge Marra.
A expectativa é de uma campanha de oposição que fará a campanha em cima da tragédia, usando-a como bandeira em busca de votos.
Deiró e Ailon Luiz até o momento não possui concorrentes. A coligação reúne os partidos: Podemos, PTB, PP, PMB, PSC, PDT e PROS.
As outras vias ainda não registradas no TRE são da Coligação Patrocínio Quer, Pode e Terá Mais, onde o vice-prefeito vai disputar juntamente com Marly Ávila.
A outra via é de uma chapa vermelha, onde Joãozinho, presidente do PT terá como vice, outro João, e afirmou que não irá se aproveitar do caso durante a campanha, que é uma atitude louvável do representando do Partido dos Trabalhadores ao afirmar que não se aproveitará da tragédia e que suas estratégias de campanha da legenda não sofrerá alterações. Parabéns pelo caráter, João Dias.
O prazo que termina hoje para informar à Justiça Eleitoral os nomes dos candidatos devem ser informados até as 19h no caso de registro presencial e às 8h para os que optarem para oficializar através da internet.
O que se espera dos partidos que deverão registar suas candidaturas na data de hoje, é que não usem uma tragédia como bandeira de campanha e que não se aproveitem da comoção da população em torno do fato, que os ataques possam ser pautados em propostas e não acusações contra um candidato que não possui culpa alguma de um ato isolado de seu irmão.
Esperamos uma campanha pautada em projetos para a população e não de baixo nível, utilizando a tragédia para alcançar o poder.