Patrocínio é Notícia

Abastecimento de água em risco: córrego Feio não comporta demanda de Patrocínio, cidade com 93 mil habitantes

Patrocínio, uma cidade de 93 mil habitantes, enfrenta um problema grave: o córrego Feio, principal fonte de abastecimento da região, não consegue mais atender à crescente demanda de consumo.

A situação levanta questões urgentes sobre a sustentabilidade do fornecimento de água e as possíveis soluções para garantir o acesso à população.

Com o esgotamento da capacidade do córrego, soluções emergenciais e estruturais precisam ser adotadas.

A curto prazo, especialistas sugerem a perfuração de poços artesianos, uma medida que pode complementar o abastecimento enquanto alternativas duradouras são desenvolvidas.

Esse processo, no entanto, exige cuidado para não comprometer os aquíferos subterrâneos, o que poderia agravar o problema no futuro.

Além disso, campanhas de conscientização sobre o uso racional da água também são urgentes.

A ideia é que a população contribua com a redução do desperdício e adote práticas que aliviem a pressão sobre o córrego.

No médio prazo, outras opções são estudadas.

A construção de barragens de pequeno porte ou a captação de fontes alternativas de água, como rios e lagos próximos, são alternativas que podem garantir mais estabilidade no abastecimento.

No entanto, essas soluções demandam investimentos significativos em infraestrutura, além de estudos ambientais e de viabilidade técnica.

Enquanto as medidas de médio prazo não entram em vigor, o fornecimento de água está em risco, e os moradores de Patrocínio já temem pela falta do recurso em caso de períodos mais severos de estiagem.

O problema, que afeta tanto o cotidiano das famílias quanto o desenvolvimento econômico da região, evidencia a necessidade de políticas públicas voltadas para a gestão hídrica sustentável, algo que não foi prioridade das gestões anteriores.

 

 

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Patrocínio é Notícia

Morreu nesta madrugada o Sr. João Marra, pai do Prefeito Deiró Marra, aos 96 anos

Na madrugada desta sexta-feira (01), a comunidade de Patrocínio lamenta o falecimento do Sr. João Marra, ilustre patriarca e pai
Patrocínio é Notícia

Papa Francisco destaca a necessidade de maior presença feminina na Igreja

Em um encontro recente com teólogos no Vaticano, o Papa Francisco abordou uma questão sensível ao afirmar que a Igreja