segunda-feira, 28 outubro
Publicidade
Publicidade
InícioNotíciasAbre o olho comerciante: SUS sempre foi colapsado

Abre o olho comerciante: SUS sempre foi colapsado

Colapso na Saúde nunca foi novidade no Sistema Único de Saúde, o SUS, há 30 anos sobrevivendo ao colapso.

O fato é que o SUS está colapsado desse 1998, quando foi criado, inclusive, falta transparência ao Sistema. A Covid apenas evidenciou a falta de estrutura, falta de leitos de UTI, falta de profissionais de saúde, desvalorização dos trabalhadores, falta de equipamentos, medicamentos e materiais básicos.

A Santa Casa de Patrocínio vive sendo socorrida, o Hospital por diversas vezes já manifestou as dificuldades vividas na unidade.

Vejam a realidade nas palavras de uma médica da linha de frente de Patos de Minas e reflitam.

Lockdown não resolve, não se pode deixar a economia colapsar junto com a saúde que sempre foi colapsada.

Com isso, sofrem os médicos, pacientes e demais profissionais da Saúde e a economia vai afundando.

Em curto período o número de doenças físicas, mentais e problemas socioeconômicos irão se acentuar de modo que ficará insustentável, juntamente o aumento da criminalidade, desemprego, queda na arrecadação Municipal e danos irreversíveis.

Temos o melhor projeto de saúde universal do mundo, mas a pior injeção de recursos no setor, sem contar a grande corrupção crônica existe no Sistema de Saúde, mais acentuada durante a pandemia.

Superfaturamento em compra de respiradores, hospitais de campanha fantasma, compras sem licitações, e até fura fila das vacinas.

Patrocínio possui cerca de 92 mil habitantes e temos, pasmem, apenas 13 leitos de UTI na Santa Casa e 5 no MED Center , totalizando 18 leitos. Menos de 1 leito para cada 5 mil habitantes, sem contar que a cidade atende as cidades vizinhas também, o que diminui ainda mais essa capacidade se leitos.

Enquanto isso os comerciantes não percebem a força que os mesmos possuem em nossa cidade, são os responsáveis pela maior parte dos empregos em nosso município, mas, a passividade os impedem de terem voz ativa.

Está na hora de maior transparência, disponibilizar para toda a imprensa, afinal, boletins podem facilmente serem editados.

Morreram 26 pessoas por covid-19, pacientes transferidos para outras cidades e a ocupação de leitos sempre em 100%.

Esses boletins sempre deixaram a população de Patrocínio desconfiada e notamos que esse lockdown não mudou nada em nossa cidade.

Agora, milagrosamente, um dia antes de vencer a vigência do Decreto os números caem como num passe de mágica de um dia para o outro após todo esse período de números altíssimos. 

O Sindcomėrcio e Acip/CDL recorreram aos vereadores que protocolaram um ofício ao prefeito Deiró, no qual estão solicitando isenção de impostos, adiamentos e negociações de débitos e apoio financeiro para as categorias que estão privadas de provarem seus sustentos.

Nada mais justo que suprir as necessidades desses que foram impedidos de garantirem sua renda. 

Está na hora do Sindcomėrcio e Acip/CDL e os comerciantes enfrentarem essa linha de frente, pedirem a liberação geral e exigir uma efetiva fiscalização de pessoas e estabelecimentos que descumprirem as medidas de contenção ao coronavírus.

 

VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×