São Paulo, Brasil
Legado, respeito à sua história.
E fugir de uma pendência jurídica bilionária.
Que poderia deixá-lo meses sem poder jogar.
Contrariado, Messi decidiu ficar no Barcelona.
O melhor jogador do mundo entendeu que o clube não abriria mão de brigar pelos 700 milhões de euros, R$ 4,4 bilhões, que seus direitos estão avaliados.
“Vou seguir no clube porque o presidente me disse que a única forma de sair era pagar a cláusula de 700 milhões, que isso é impossível e que logo teria outra forma, que era ir à Justiça.
“Eu nunca iria à Justiça contra o Barça, porque é o clube que amo, que me deu tudo desde que cheguei. É o clube da minha vida, fiz minha vida aqui.
“O Barça me deu tudo, e eu dei tudo.
“Jamais me passou pela cabeça levar o Barça a juízo”, disse o jogador, em entrevista ao site Goal.
Messi trabalha com um dos mais importantes escritórios de advocacia da Espanha, Cuatrecasas. E foi lá que acabou aconselhado a cumprir seu contrato até o meio de 2021 e ir embora.
O motivo: a Federação Espanhola estava ao lado do Barcelona. Insistia que o jogador havia perdido o prazo para se desligar do clube. Teria de ter avisado em maio, não em agosto.
Até porque não queria fora das suas fronteiras, o melhor do mundo.
Ou seja, ele ou um clube que o desejasse. Qualquer um dos dois teria de pagar 700 milhões de euros ao Barcelona.
E nenhuma clube do planeta estava disposto a gastar tanto dinheiro com um jogador. Principalmente os grandes europeus. Porque lá o far play financeiro é respeitado.
Foi por isso que o Manchester City, de Guardiola, desistiu do melhor do mundo.
Messi se viu sem saída.
“Vou continuar no Barça e a minha atitude não vai mudar, por mais que eu tenha desejado sair. Eu farei o meu melhor. Sempre quero ganhar, sou competitivo e não gosto de perder nada.
“Sempre quero o melhor para o clube, para o vestiário e para mim. Eu disse na época que não dava para ganharmos a Champions League. Na verdade, agora não sei o que vai acontecer.
“Existe um novo treinador e uma nova ideia. Isso é bom, mas depois temos que ver como a equipe responde e se dará ou não para competir. O que posso dizer é que vou ficar e dar o meu melhor.”
Barcelona teve a cumplicidade da Federação Espanhola. Para segurar o melhor do mundo
Barcelona
Ele revelou porque queria ir embora.
“Queria um projeto ganhador, ganhar títulos com o clube para seguir aumentando a lenda do Barcelona a nível de títulos. A verdade é que há tempos que não há projeto nem nada. Vão fazendo malabarismos e tapando buracos a medida que vão acontecendo as coisas.
“Eu disse ao clube, especialmente ao presidente, que queria ir. Eu disse a ele o ano todo. Ele acreditava que era hora de se afastar. Acreditava que o clube precisava de mais gente jovem, gente nova e pensei que o meu tempo no Barcelona tinha acabado.”
Messi insistiu que o presidente Josep Maria Bartomeu i Floreta o traiu, mentiu.
“Informei o clube, principalmente o presidente, que queria ir embora. Eu disse a ele o ano todo. O presidente [Bartomeu] sempre disse que no final da temporada eu poderia decidir se queria ir ou não e no final ele não cumpriu com sua palavra.”
Messi ficará até junho de 2021.
No mês que completará 34 anos.
A princípio, seu destino deve ser mesmo o Manchester City, desde que Guardiola renove, já que o contrato terminará também no próximo ano.
Paris Saint-Germain também já se candidata.
Ele terá nove meses para escolher.
O argentino sabe.
Será muito cobrado.
Pessoas ligadas a Messi deixaram vazar que foi ‘péssimo’ seu contato com Koeman, novo treinador do Barcelona.
Desempenho, entrega, vibração serão muito questionados pela sua postura assumida de querer sair do clube.
O casamento de 20 anos seguirá.
De maneira forçada.
Pelos R$ 4,4 bilhões.
Mas tem data para acabar.
Em junho de 2021…
FUTEBOL
Do R7
Conteúdo R7 disponível em: https://esportes.r7.com/futebol/fotos/messi-ficou-veja-7-motivos-que-fizeram-cabeca-do-craque-no-barca-04092020#!/foto/1