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Confira o Regulamento da 4ª Edição da Copa João Catupiry – Início 11/01/2021

Na data de hoje 03/12/2020, quinta-feira, foi lançado oficialmente o regulamento da 4ª edição da Copa João Catupiry 2021.

De acordo com o Regulamento da competição, a abertura será realizada no dia 05/01/2021 ou 11/01/2021, à confirmar.

Ao todo, já são 14 equipes inscritas e confirmadas para essa nova edição que deverá ter entre 16 e 24 equipes inscritas na edição de número 04.

O campeonato contará com um aplicativo exclusivo com todos os dados do campeonato – fotos dos jogadores – tabela de classificação – tabela de jogos com datas e horários – estatísticas gerais – notícias – suspensão automática – pontuação dos atletas por partida no ”CARTOLA JC”, que nessa edição, premiará em R$ 500,00 o maior pontuador da Copa João Catupiry, de acordo com os dados do aplicativo inseridos no final de cada partida.

A premiação será de R$ 3 mil para o campeão – R$ 1 mil para o vice-campeão – R$ 500 para o maior pontuador do Cartola – R$ 250 para goleiro menos vazado e R$ 250,00 para o artilheiro da competição.

Além disso, haverá sorteio de brindes e de um smartphone para os atletas que efetuarem o pagamento da inscrição até a data estabelecida no regulamento do campeonato.


REGULAMENTO

CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 2º

O “CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY” tem por finalidade congregar e ampliar o Futebol Society, meio de confraternização e lazer, além da prática sadia do esporte, realizado nos campos de grama natural e sintética localizados nas dependências do CAMISA 10 CENTRO ESPORTIVO situado à Avenida Altino Guimarães, 415 – Marciano Brandão.


DA CATEGORIA DE DISPUTA

ART. 1º – O campeonato será disputado categoria única, aceitando atletas de 18 anos acima com exceção para atletas de 16 e 17 anos com autorização dos pais por escrito.


DA TABELA DE DISPUTA

ART. 2º – Os jogos serão disputados de acordo com a tabela oficial expedida pela Comissão Organizadora, que poderá alterar datas, horários e locais das partidas (campos), independentemente de anuência das equipes participantes, sendo os capitães das equipes comunicadas através de e-mail, telefone e também se possível através do aplicativo Whatsapp.

ART. 3º – A rodada que porventura for adiada será disputada em dia e horário a ser determinada pela Comissão Organizadora do Torneio desde que comunicada com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas.

Parágrafo único – Na hipótese de partida adiada, a equipe somente poderá utilizar os atletas que estavam em condições de jogo na data original daquela partida.


DAS DISPUTAS DOS JOGOS:

ART. 4º – Os jogos serão realizados em 02 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos cada, com intervalos de 05 (cinco) minutos. A equipe que abandonar o campo de jogo, por qualquer motivo, estiver em campo com o número inferior ao mínimo de jogadores, necessário para iniciar a partida, será considerada perdedora por W.O., devendo ser computado o placar do jogo da seguinte forma:

  • a equipe que abandonar o campo de jogo, ou estiver com número inferior ao mínimo de jogadores, perdendo com mais de 02 (dois) gols de diferença, será mantido o placar do jogo;
  • a equipe que abandonar o campo de jogo vencendo ou empatando a partida, aplicar-se-á o placar de 2 a 0 em favor da equipe que permaneceu em campo;
     

III– a equipe que abandonar o campo perdendo a partida por diferença de 01 (um) ou 02 (dois) gols, aplicar-se-á o placar de 2 a 0 em favor da equipe que permaneceu em campo.

  • 1º – Aplicar-se-ão os mesmos critérios mencionados nos incisos I, II, III para a equipe que, no transcorrer da partida, estiver em campo sem o número mínimo de jogadores necessários para a disputa da mesma (&1º, art. 9º deste Regulamento ).
  • 2º – Se o jogo for interrompido e/ou suspenso por motivo de força maior, após seu início, sem interferência das equipes envolvidas, serão tomadas as seguintes medidas:
  • Decorridos 2/3 (dois terços) ou mais do tempo total de jogo, o placar técnico será mantido, encerrando-se a partida, desde que respeitado o tempo de 30 (trinta) minutos de espera para a tentativa de reinício do jogo;
  • Decorridos menos de 2/3 (dois terços) do tempo total de jogo, será determinada nova data para complementação do tempo restante do jogo interrompido, considerando a continuidade da súmula, ou seja, somente os atletas inscritos no mesmo jogo, naquela oportunidade, poderão participar da partida com o tempo complementar.
  • Antes do início do 2º (segundo) tempo, todos os atletas aptos da equipe poderão participar normalmente do restante do jogo.
  • 3º – Nas semifinais, nas disputas das partidas eliminatórias, na hipótese de alguma equipe perder por W. O., ela estará automaticamente eliminada, independentemente da realização da partida de volta.
  • 4º – Cada equipe terá direito de requerer ao árbitro da partida 01 (um) tempo técnico, por tempo de jogo, com duração de 01 (um) minuto cada.

ART. 5º – Os horários dos jogos obedecerão a tabela oficial divulgada pela Comissão Organizadora e as alterações que porventura ocorram, desde que obedecidas as condições citadas na art. 2º.

  • 1º – Terá tolerância 05 (cinco) minutos os jogos. Após o término da partida anterior cabe ao Árbitro apitar e promover o imediato início da partida posterior determinando 05 (cinco) minutos no máximo para apresentação das equipes, sob pena de ser considerada perdedora por W.O.
  • 2º – Na hipótese das 02 (duas) equipes não estiverem em campo com o número mínimo de jogadores exigidos para o início da partida, ambas serão punidas com a aplicação de W.O., sem pontuação na Classificação Geral.
  • 3º – Em caso de W.O por não comparecimento, aplicar-se-á o placar de 2 x 0 a favor da equipe que compareceu.

Art. 6º – A Comissão Organizadora reserva-se no direito de alterar os horários e dias dos jogos, para manter a competitividade e espírito esportivo do campeonato.

Parágrafo único – A constatação de qualquer combinação de resultados com o fito de prejudicar ou beneficiar alguma equipe, será penalizada pela Comissão Organizadora, inclusive com a eliminação do campeonato das equipes envolvidas.


DO CAMPEONATO

ART. 7º – Só poderá participar dos jogos o atleta que constar na súmula da partida e estiver trajando uniforme completo e oficial de sua equipe e calçados (chuteira Society ou tênis), ficando o atleta a optar ou não o uso de caneleira, mas ficando proibido o uso de chuteira de trava.

  • 1º – O atleta somente poderá jogar a partida se estiver trajando uniforme completo e oficial de sua equipe.
  • 2º – O atleta que iniciar a partida usando chuteiras de travas, deverá ser penalizado pelo árbitro com a aplicação do cartão amarelo e deverá ser punido com 15 minutos.
  • 3º – O atleta que após ser orientado pelo árbitro da partida, não retirar o uso de qualquer acessório que possa acarretar lesão a si ou outro atleta, deverá ser penalizado com a aplicação do cartão amarelo. (Ex: correntinha, relógios, brincos e outros). Os membros da comissão têm autonomia para autorizar atletas a participarem da partida.
  • 4º – A equipe deverá comparecer com seu uniforme e
  • 5º – O atleta que não estiver devidamente uniformizado, conforme prevê o caput deste artigo, deverá ser punido pelo árbitro da partida com a aplicação do cartão amarelo e punido por 15 minutos, independentemente de acusação do capitão da equipe adversária.
  • 6º – Não poderá efetuar substituição de atletas após o início do campeonato, previsto para estrear no dia 11/01/2020, por motivo algum. A equipe contará apenas com seus jogadores inscritos durante todo o campeonato, sendo o mínimo 08 inscritos e máximo 10 para cada equipe.

Art. 7º – As equipes disputarão as partidas com mínimo 08 (oito) atletas de linha e 02 (dois) goleiros e/ou no máximo 09 (nove) atletas de linha e 01 (um) goleiro. As equipes poderão ter, a seu critério, um dirigente técnico, que acompanhará a partida no banco de reservas, podendo solicitar o tempo técnico a que tem direito, bem como promover as substituições.

  • 1º – O número mínimo de atletas exigido para o início da partida será de 04 (quatro) jogadores de linha e 01 (um) goleiro, podendo a equipe, até o início do 2º tempo do jogo, completar o número de atletas, desde que os atletas compareçam devidamente uniformizados e assinem a súmula até o início da etapa complementar.
  • 2º – O atleta que compareça a partida de sua equipe, já iniciada, deverá até o início do 2º tempo de jogo assinar a súmula e participar da partida.
  • 3º – Caso a equipe inicie alguma partida do campeonato com um ou mais atletas suspensos ou não inscritos, independentemente do resultado da partida, serão computados três pontos para a equipe adversária com o placar de 2 X 0. Caso a equipe infratora esteja perdendo de 3 gols ou mais de diferença, este resultado permanece.
  • 4º – O pagamento da inscrição por atleta será de R$ 137,00 (cento e trinta e sete reais), devendo ser efetuado na data limite do dia 15/12/2020 – Todos os inscritos que realizarem o pagamento até o dia 10/12/2020 concorrerão a um smartphone.

A equipe que não realizar o pagamento até o dia 15/12/2020 estará sujeita a perda da sua vaga, podendo ser preenchida por outra equipe que fizer o pagamento após a data limite do dia 15/12.

Art. 8º – Não haverá limite de substituições durante a partida e o jogador substituído poderá retornar a campo a qualquer tempo.

Art. 9º – Todo atleta que assinar a súmula antes de iniciada a partida terá o direito de jogar.

  • 1º – O atleta que assinar a súmula após o início da partida terá sua participação no jogo determinado pelo capitão de sua equipe ou o dirigente técnico.
  • 2º – Todos os recursos e reclamações deverão ser formalizados, por escrito na sede do campeonato, e apresentadas até às 17 (dezessete) horas do dia seguinte após a realização da partida.

DO GOLEIRO E DO TIRO DE META

ART. 9º – Cada equipe terá o direito de inscrever dois goleiros, mas se optar por inscrever apenas 01 goleiro, a equipe não terá direito a trocar o goleiro após iniciado o campeonato, mesmo em caso de contusão ou por qualquer outro motivo.

  • 1º – Na falta do goleiro, o time deverá substituir por um atleta de linha inscrito no campeonato.
  • 2º – Fica expressamente proibido a substituição do goleiro por qualquer motivo.

ART. 10º – São deveres, obrigações e proibições dos goleiros:

  • Após realizar uma defesa, terão 05 (cinco) segundos para recolocar a bola em jogo;
  • Não poderão receber, com as mãos, bolas “atrasadas “pelos atletas de sua equipe, exceto os recuos realizados de “cabeça “, “peito “ou involuntário;
  • Não poderão lançar a bola DIRETAMENTE na área do goleiro adversário quando da reposição da bola com as mãos;
  • 1º – Caso ocorra o cometimento de alguma das infrações previstas nos incisos I, II, III, deste artigo, o árbitro assinalará uma falta do goleiro infrator, (computando como falta coletiva), a ser cobrada através de um lateral a favor da equipe adversária do lado esquerdo ou direito no campo da equipe infratora.
  • 2° – Exceto quando as faltas coletivas excederem de 05 (cinco) configurado a cobrança direta.

ART. 11° – O tiro de meta deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos.

  • Único Valerá gol olímpico, e não valerá gol direto de início e reinício da partida.

DO ÁRBITRO E DAS PUNIÇÕES

Art. 12º – O árbitro agirá de acordo com as normas vigentes e oficiais da Confederação Brasileira de Futebol Society, com as adaptações regidas por este Regulamento.

  • 1º – Somente os Capitães das equipes poderão se dirigir ao árbitro para ponderações.
  • 2º – Todo atleta (uniformizado ou não) que se dirigirem de forma ofensiva ao árbitro, aos membros da Comissão Organizadora, ou demais participantes, dentro de campo ou não, independentemente de sua equipe jogar neste dia, serão passíveis de punição, a ser aplicada pela Comissão Organizadora, nos termos do Código Disciplinar de Futebol Society do Camisa 10 Centro Esportivo.

Art. 13º – Para as infrações disciplinares cometidas pelos atletas nas partidas, fica instituída a utilização dos cartões AMARELO, AZUL E VERMELHO, sendo a aplicação deles de atribuição exclusiva do árbitro.

  • 1º – O jogador expulso com cartão vermelho, inclusive o goleiro, não poderá ser substituído e terá suspensão automática de 01 (um) jogo, a ser cumprida na próxima partida que sua equipe participar, além de outras penalidades passíveis de aplicação, a critério da Comissão Disciplinar de Futebol.
  • 2º – A soma de 03 (três) cartões amarelos, recebidos pelo mesmo atleta, implicará na sua suspensão automática de 01 (um) jogo, a ser cumprida na próxima partida que sua equipe disputar.
  • 3º – A aplicação de um cartão não anula outros cartões já aplicados, de forma que se um atleta receber, na mesma partida, o 3º cartão amarelo, o 2º azul e o 1º cartão vermelho, sendo todos da 1ª série, deverá cumprir 03 (três) jogos de suspensão automática.
  • 4º – Os cartões disciplinares não serão anulados ao final da fase classificatória, o atleta cumprirá a suspensão na segunda fase (eliminatória).
  • 5º – O atleta punido com a aplicação de cartão amarelo, inclusive o goleiro, poderá ser substituído por outro atleta, sempre respeitado o número de atletas previsto no Regulamento.
  • 6º – A equipe que permanecer em campo sem o número mínimo de atletas exigidos no § 1º, do artigo 9º, deste regulamento, aquela será automaticamente eliminada da partida, oportunidade em que serão computados 03 (três) pontos para a equipe adversária.
  • 7º – O atleta punido com a aplicação do cartão vermelho, inclusive o goleiro, será excluído da partida e não poderá ser substituído, respeitado o número mínimo de atletas previsto no regulamento.

Art. 14º – Os atletas suspensos pela Comissão Organizadora, em função de infrações cometidas nos campeonatos anteriores organizados, só poderão atuar no campeonato de Futebol Society, após o cumprimento integral das respectivas suspensões.

  • 1º – A COMISSÃO, JULGARÁ TODOS OS CASOS DE PUNIÇÃO QUE HOUVER DENTRO DE CAMPO, MESMO QUE NÃO ESTEJA NA SÚMULA. FORA DELE CABERÁ A COMISSÃO RESOLVER A QUESTÃO.

DAS INFRAÇÕES

ART. 15º – As infrações serão cobradas somente após a autorização do árbitro.

  • 1º – Após 05 (cinco) faltas coletivas de uma equipe em um único tempo, incluídas as disciplinares, as cobranças passarão a ser feitas na forma de tiro direto.
  • 2º – A cobrança de infração na forma de tiro direto deverá atender às seguintes características:
  • A bola será colocada na linha de 10 (dez) metros do campo de ataque da equipe que tiver sofrido a falta.
  • Qualquer atleta indicado pelo capitão, poderá cobrar o tiro direto;
  • 3º – A contagem do número de faltas coletivas da equipe será zerada no início do segundo tempo.
  • 4º – Todas as faltas pessoais, serão computadas como faltas coletivas, e após a quinta falta pessoal, o atleta não poderá jogar o restante da partida, podendo ser substituído por qualquer outro atleta reserva naquele instante. O jogo deverá ser suspenso caso alguma equipe tenha menos de 4 atletas de linha, considerando a equipe infratora com os critérios de WO.

DO CAPITÃO

ART. 16º – O capitão é autoridade absoluta de sua equipe e será escolhido após o sorteio dos times, sendo certo que os demais atletas devem acatar as decisões por ele estabelecidas. O atleta que assim não proceder, deverá ser eliminado da partida, a pedido do capitão, mediante a advertência do árbitro, que poderá se utilizar de cartão disciplinar (cartão azul). Cabe ao capitão coordenar toda a gestão de seu time, informações ou mudanças que porventura ocorrerem relativas as tabelas, horários, classificações, cartões, artilharia, reuniões, informativos, notas técnicas, substituições de atletas, recursos e decisões repassando aos atletas de sua equipe.


DO CRITÉRIO DE DISPUTA:

O campeonato será disputado em categoria única com atletas acima de 18 anos, sendo permitido atletas de 16 e 17 anos com a autorização do responsável legal por escrito.

CATEGORIA ÚNICA:

Serão no mínimo 12 times para iniciar o campeonato na data estabelecida no dia 11/01/2021 e no máximo 24 equipes inscritas. Obs.: a data de estreia poderá ser alterada, antecipando a sua estreia ou estendendo-se a mesma.

Sendo 12 equipes, serão 4 grupos com 03 times cada, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo, sendo jogos de ida e volta na 2ª fase e jogo único na 1ª fase.

Sendo 16 equipes, serão 4 grupos com 04 times cada, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo, sendo jogos de ida e volta na 2ª fase e jogo único na 1ª fase.

Sendo 20 equipes, serão 5 grupos com 04 times em cada, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo, sendo jogos de ida e volta na 1ª fase e jogo único na 2ª fase.

Sendo 24 equipes, serão 6 grupos com 04 times em cada, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo, sendo jogos de ida e volta na 1ª fase e jogo e na 2ª fase.


CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

ART 17º – Serão considerados critérios de desempate para a classificação das equipes, os adiante apresentados, na seguinte ordem:

  • Maior número de pontos;
  • Maior número de vitórias;
  • Confronto direto somente com duas equipes;

IV – Saldo de gols;

  • Maior número de gols marcados;

VI – Menor número de gols sofridos

VII – Sorteio

  • Único – A equipe que tiver perdido por W.O. Será preterida por qualquer outra em caso de empate no critério de pontos em qualquer fase do campeonato, exceto na semifinal e final.

ART 18º – Serão considerados critérios de desempate para a classificação das equipes na SEGUNDA FASE, os adiante apresentados, na seguinte ordem:

  • Maior número de pontos;
  • Saldo de gols;

DOS PONTOS

ART. 19º – Os pontos serão atribuídos da seguinte forma:

  • VITÓRIA – 03 (TRÊS) PONTOS
  • EMPATE – 01 (UM) PONTO
  • W.O – 03 (TRÊS) PONTOS GANHOS PARA A EQUIPE QUE ENTROU EM CAMPO.

INSCRIÇÕES OU ALTERAÇÕES DE ATLETAS NO DECORRER DO CAMPEONATO

Art. 20º – Não será permitido em hipótese alguma


DAS RESPONSABILIDADES DOS ORGANIZADORES

ART.21º – O Camisa 10 Centro Esportivo e os Organizadores não serão responsáveis por qualquer espécie de objeto deixado pelos atletas com os mesários. Também não será responsável por acidentes ocorridos com participantes do campeonato ou por estes ocasionados a terceiros antes, durante e depois das partidas.


DOS CASOS OMISSOS

ART. 22º – As interpretações e casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Comissão, respeitando as leis que regem a modalidade. Não serão aceitas reclamações verbais no local de jogo, devendo o atleta reclamante formalizar, por escrito, sua reclamação e endereçá-la à Comissão.

Parágrafo único – Toda comunicação com as equipes será feita através de comunicados, numerados (Notas Oficiais) e serão afixados nos quadros de avisos do Camisa 10 Centro Esportivo ou no whatsapp, oportunidade em que terão publicidade, não cabendo às equipes alegação/recurso por desconhecimento de comunicados.


DOS RECURSOS E RECLAMAÇÕES

ART. 23º – Todos os recursos e reclamações deverão ser formalizados, por escrito e apresentados até o 1º dia após a rodada/ocorrência do evento, devendo ser entregues aos organizadores mediante e-mail ou por escrito dirigidos aos Organizadores, sob pena de não serem conhecidos.

Art. 24º – Todos os julgamentos de questões disciplinares serão julgados pela Comissão Organizadora.

Art. 25º – Qualquer atleta só poderá entrar com recurso, caso tenha sofrido uma punição superior a 3 (três) jogos de suspensão ou acima de trinta dias.


DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

ART. 26º – Para todos os fins, todos os participantes do campeonato de Futebol Society serão considerados conhecedores deste Regulamento, regras e leis oficiais do Futebol Society.

Patrocínio, 03 de dezembro de 2020

COMISSÃO ORGANIZADORA.

Eric Alves

Apoio: Ademir e Bruno Camisa 10



 

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