terça-feira, 22 outubro
Publicidade
Publicidade
InícioH10N3: Mais um vírus chinês identificado pode se espalhar pelo mundo.

H10N3: Mais um vírus chinês identificado pode se espalhar pelo mundo.

Autoridades sanitárias da China estão em alerta máximo após detectarem nesta terça-feira, o 1° caso de gripe aviária, o H10N3 em um homem de 41 anos que vive em Zhenjiang, na província de Jiangsu.

Novamente, a Comissão Nacional da Saúde do país asiático informou que a transmissão foi “acidental” e minimizou o risco de propagação em larga escala, assim como fez com a Covid-19.

Em comunicado, governo da China diz o seguinte:

“Nenhum caso humano de H10N3 foi relatado no mundo [até então], e o vírus entre as aves é de baixa patogenicidade. Este caso é uma transmissão ocasional de aves para humanos, e o risco de disseminação em grande escala é extremamente baixo”, lê-se no comunicado.

O homem infectado apresentou sintomas da gripe aviária e febre em 23 de abril e após 5 dias necessitou ser internado devido a gravidade do seu estado de saúde e permanece internado até hoje (01/06), evoluindo bem em seu quadro clínico, deverá receber alta em breve.

As pessoas que tiveram contato com o homem infectado com H10N3 foram procuradas para realizar exames, os mesmos sem identificação de “anormalidades”.

O H10N3 é mortal para as aves e se espalham por meio de gotículas respiratórias – o mesmo perfil de transmissão do Sars-CoV-2 (Covid-19).

Essa é mais uma preocupação para as autoridades sanitárias de todo o mundo, a OMS ainda não se manifestou sobre o novo vírus e não se tem informação da letalidade em humanos, devido à descoberta recente em humanos, mas, o único diagnosticado teve seu quadro de saúde agravado dentro de 5 dias e necessitou de internação por longo período.

Desde 2016 e 2017 que não há registros significativos de infecções humanas com a doença.

A cepa H7N9 matou cerca de 300 pessoas.

Vindo da China, não há como não ligar o alerta máximo.

VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×