O hotel geriátrico Bem Viver, no Bairro Cidade Jardim, em Uberaba, foi interditado nesta sexta-feira (21) após a Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária constatarem que vários idosos testaram positivo para Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que assumiu a responsabilidade dos pacientes por meio de ordem judicial.
Segundo a pasta, nove residentes que estavam na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) foram transferidos ao Hospital Regional José Alencar (HRJA). Oito pacientes testaram positivo para coronavírus.
Ainda de acordo com o Município, a investigação começou depois que a Covid-19 foi confirmada como a causa da morte de um morador da instituição. Outros quatro óbitos são investigados.
O secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, informou que todos os pacientes são acompanhados pela pasta e que as famílias deles foram contatadas para que eles sejam encaminhados posteriormente.
O secretário ainda ressaltou que a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica estão atentas a todas instituições deste segmento em relação ao cumprimento das regras sanitárias de prevenção ao coronavírus.
“Ambas estarão aptas a agir sempre que for identificado qualquer problema, com foco na segurança dos cidadãos atendidos nestes locais e dos funcionários”, acrescentou.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou à reportagem que o surto de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Hotel Geriátrico Bem Viver foi notificado na última quinta-feira (20).
O G1 tentou contato com o instituição, mas as ligações não foram atendidas até a última atualização desta reportagem.
Por G1 Triângulo e Alto Paranaíba