Após início desastroso na primeira rodada do Amador da Segunda Divisão de Patrocínio, que contrariou frontalmente as regras do Decreto Municipal, causou revolta por parte de torcedores, atletas e dirigentes das equipes.
A repercussão tomou conta da imprensa local negativamente, sendo necessário a presença do Presidente da Liga Patrocinense de Futebol, Rubens Castro na Secretaria de Esportes, onde definiram o futuro do campeonato, que a partir da próxima rodada passa a ser com portões fechados, sem torcida, devido as aglomerações e o desrespeito às medidas de segurança exigidas pelo Comitê de Frente da Covid-19.
Os 20% de público liberados não estarão mais presentes nos jogos, o campeonato adotou a medida drástica de ”lockdown”. O campeonato continuará, mas, com fechamento total da entrada dos campos.
O Secretário da Pasta Esportiva, Mauro Nogueira e o Coordenador Maurílio Gabriel, preocupados com a segurança da população e dos jogadores, ofereceram um segurança para controlar a entrada nos campos, medidor de temperatura e álcool gel.
O fechamento acaba com o risco de aglomeração e superlotação, pois os 20% não foram respeitados e o campeonato amador perdeu o melhor da competição, que é a torcida.
A fase classificatória do Amador termina no dia 25/07, onde classificarão 4 equipes de cada grupo.