Lula aprovou em março uma iniciativa chamada de Programa Desenrola Brasil com intenção de ajudar famílias individadas no país, mas se esbarra na sua fase de desenvolvimento, pois não se sabem como colocar esse auxílio dívida para funcionar e como será sua implementação e os encargos que custará ao tesouro nacional.
Luiz Inácio Lula da Silva quer “limpar” o nome das famílias com dívidas para liberar mais crédito, o que pode ser um risco pra quem já deixou de pagar as contas por excesso e facilidade de créditos.
Parece ser uma boa ação do governo Lula, porém se esbarra em ajudar as famílias a pagarem as dívidas com recursos dos contribuintes e liberar mais créditos para movimentar a economia, achando ser a solução para o desemprego no país que irá girar as engrenagens da roda parada que se encontra a situação fiscal do Brasil.
Lula cumpre sua promessa de campanha, desagradar o mercado, que reagiu com desconfiança.
O programa sugere fazer um leilão das dívidas dos brasileiros e parcelando em até 60 meses e já liberar novos créditos para os inadimplentes.
Gastar é uma maneira tradicional do governo Lula, a irresponsabilidade fiscal e o cerco a classe média são bandeiras que fazem com que o desemprego aumente e a inflação esmague os mais pobres.
O governo vai pagar parte da dívida e dar poder de crédito para quem não conseguiu honrar suas dívidas feitas no passado.