A crise na Escola Estadual Venina, em Salitre de Minas, escancarou uma dura realidade: mais de 45 editais para contratação de professores foram lançados, sem sucesso.
Disciplinas essenciais como Matemática e Geografia seguem sem aulas, e os estudantes continuam sendo os maiores prejudicados.
Pelo jeito, bem “Na Marra” isso vai mudar.
Além do abandono educacional, a situação ganhou contornos ainda mais graves com tentativas de silenciar a imprensa local que denuncia o descaso.
Ações judiciais e pedidos de segredo de justiça buscam limitar o acesso da população à verdade, o que gera indignação e preocupação sobre a liberdade de expressão e o direito à informação.
Enquanto o direito constitucional à educação de qualidade é desrespeitado, o que se vê é a tentativa de maquiar a crise: alunos serão promovidos automaticamente, mesmo sem a formação necessária. É uma prática que agrava ainda mais os danos ao futuro dos jovens.
Pais, estudantes e toda a comunidade escolar precisam se mobilizar. O silêncio diante dessa realidade só favorece a continuidade da negligência. A educação pública merece respeito, e a população tem o direito de ser informada e de cobrar providências imediatas.
Na Escola Venina, a luta não é apenas por professores nas salas de aula, mas também pela garantia dos direitos fundamentais à educação, à verdade e à dignidade.
Vai piorar
Zeeeeeeema. Escolas que tem professores também não estão tendo aula, só a tal intervenção Pedagógica e avaliação externa toda semana. Exigem diário em dia mais não tem internet nas escolas e o tal NTE não resolve nada. Professor não pode mais dar aula só preencher planilha.