Nesta terça-feira (27) a Prefeitura de Montes Claros publicou decreto que autoriza a volta das atividades presenciais para as escolas públicas e privadas.
O retorno das aulas presenciais irá obedecer um cronograma de acordo com os níveis educacionais. E também irá obedecer as medidas preventivas contra a transmissão do covid-19.
As unidades de ensino dos níveis maternal e infantil já estão permitidas com a publicação do decreto. As escolas fundamentais retornaram no dia 3 de maio, e as unidade de ensino médio no dia 10 de maio.
A partir do dia 17 maio estarão autorizadas as atividades presenciais de cursos superiores, e escolas de idiomas.
Os estabelecimentos da rede municipal de ensino deverão retornar no dia 24 de maio.
O sistema estabelecido para reabertura das atividades presenciais de ensino é de revezamento entre os alunos. As aulas remotas também irão continuar e cerca de 50% dos alunos ainda não retornaram. Os pais não são obrigados a enviar os filhos para escola, podendo recorrer ao modelo virtual.
O retorno das aulas presenciais foi possível graças à melhoria dos indicadores epidemiológicos do município, isto está destacado no decreto que foi assinado pelo atual prefeito do município Humberto Souto (Cidadania). Por outro lado, a prefeitura alerta que é necessário manter as medidas preventivas contra a propagação do coronavírus.
“Para a manutenção do retorno das atividades presenciais (das escolas), fica condicionado que haja (..) na rede municipal de saúde ocupação máxima de 85% de leitos clínicos COVID-19 e 80% de leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) COVID-19, observada a tendência de queda ou manutenção dos índices dos 10 dias anteriores”, diz o decreto municipal.