terça-feira, 26 novembro
Publicidade
Publicidade
InícioNotíciasNotícias do Ministério Público de Minas Gerais

Notícias do Ministério Público de Minas Gerais

Na noite de ontem, 11 de março, uma cerimônia na Câmara Municipal de Paracatu marcou um ano de atividades do Fórum Lixo e Cidadania na cidade do Noroeste do estado. O programa Lixo e Cidadania é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Estado de Minas Gerais e Ministério Público do Trabalho, e tem como objetivo o desenvolvimento de ações para a efetivação dos direitos fundamentais dos catadores de materiais recicláveis, através da implementação da coleta seletiva com inclusão socioprodutiva dos catadores e desenvolvimento e implementação de outros projetos sociais.

No Noroeste do estado, o programa é acompanhado pela Coordenadoria Regional de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais do Noroeste de Minas (Cimos Noroeste) do MPMG, sob a coordenação da promotora de Justiça Mariana Duarte Leão.

A tribuna de honra da Câmara foi integralmente ocupada por catadoras de materiais recicláveis. Neli Medeiros, representando a Associação Nacional dos Catadores (Ancat) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); Zuleide Martins de Melo e Marli Machado, esta presidente da Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores do Noroeste de Minas (Coopercicla); e pela Associação dos Catadores, Recicladores e Ambientalistas de Paracatu (Ascrap), a presidente Alessandra Correia e a vice Iris Chagas.

O evento também contou com a presença de autoridades locais e representantes de diferentes órgãos e instituições, incluindo o prefeito, a presidente da Câmara Municipal, secretários municipais de Meio Ambiente, Educação e Tecnologia e de Cidadania e Habitação, vereadores, representantes da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor), Sicoob Credigerais, diretoras das escolas da rede municipal de Paracatu, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e sociedade civil, além da promotora de Justiça Mariana Duarte Leão.

As protagonistas do fórum, catadoras integrantes da Coopercicla e da Ascrap relataram que a retomada do Fórum Lixo e Cidadania e o apoio constante do Ministério Público foram de extrema importância para o fortalecimento e valorização do trabalho que realizam. Agradeceram a todos os parceiros pelas conquistas alcançadas e demonstraram entusiasmo com a continuidade das ações em prol dos seus direitos.

Para a promotora de Justiça Mariana Leão, no último ano, o Fórum Lixo e Cidadania superou suas expectativas, mas ainda há um longo caminho a ser trilhado. Destacou a necessidade da contratação dos empreendimentos de catadores pelos serviços ambientais prestados ao município, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que o serviço é mais efetivo quando realizado pelas próprias catadoras.

A assessora da Cimos Noroeste, Amanda Gonçalves, apresentou uma retrospectiva do Fórum, bem como as perspectivas para o novo ano. Entre as ações realizadas, ressaltou o desenvolvimento de Projeto de Educação Ambiental através de Props instaurado pela 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Amnor, no qual a Coopercicla e a Ascrap promoveram ações de educação ambiental com quase 800 alunos da rede de ensino municipal. O trabalho prestado foi remunerado mediante repasses de recursos de multas ambientais. Também em 2023, a Prefeitura alugou dois galpões, o que possibilitou a continuidade do trabalho das catadoras.

Na ocasião, o prefeito de Paracatu, Igor Santos, reafirmou o compromisso do município com o fortalecimento da coleta seletiva com a inclusão das catadoras de materiais recicláveis e anunciou que será construído um galpão para funcionamento definitivo da Coopercicla.

 

Quanto às perspectivas para 2024, será implantada a coleta seletiva em todas as escolas da zona rural do município. Há também o planejamento para ampliação da cobertura do serviço na zona urbana, além da expectativa de aquisição de veículos e equipamentos para a estruturação dos galpões.

 

O secretário de Meio Ambiente, Denys Santiago, relembrou o começo dos trabalhos do Fórum Lixo e Cidadania em Paracatu, quando houve o encerramento do antigo lixão da cidade e a promoção de melhores condições de trabalho para as catadores. Tiago de Deus, secretário de Educação e Tecnologia, celebrou os avanços recentes e destacou os múltiplos impactos positivos do Projeto de Educação Ambiental, visto que a iniciativa contempla todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Fonte e conteúdo: MPMG

 

 

Não foi possível carregar esta votação.
VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×