quarta-feira, 23 outubro
Publicidade
Publicidade
InícioEducaçãoO secretário de educação Rodrigo de Oliveira fala sobre o retorno das...

O secretário de educação Rodrigo de Oliveira fala sobre o retorno das aulas em Patrocínio

O Secretário de Educação Professor Rodrigo Oliveira concedeu entrevista a rede Módulo de Comunicação nessa manhã de hoje (21) para falar sobre como será o futuro dos educandários e sobre a volta às aulas no município.

Rodrigo comentou sobre o ambiente virtual criado para o ensino remoto, com materiais de primeira qualidade e todo equipado para que os professores possam gravar suas aulas com conforto e sem nenhum tipo de dificuldade. Esse ambiente virtual está sendo modelo na região.

A secretaria de educação também está oferecendo cursos de capacitação para professores, já foram mais de 650 profissionais da educação capacitados.

O professor fala sobre o decreto do prefeito Deiró no qual ele cria uma comissão para analisar a possibilidade de voltas às aulas presenciais ou semi presenciais (híbridas) na cidade de Patrocínio.

Fazem parte desta comissão o Secretário de Educação, Rodrigo Oliveira, o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, dois vereadores Natanael Diniz e Leandro Caixeta e três representantes das escolas particulares sendo eles o professor Ivan Batista do Colégio Atenas, o professor Renato do Colégio Prisma e a professora Virgínia do Colégio Bias de Priene além de dois pais de escolas das rede privada.

O secretário pontuou que na sua opinião seria prudente ouvir também os pais da rede pública e os professores. Então foi convidado três professores de cada faixa de ensino e duas mães da rede pública. Além do Paulo da Vigilância Sanitária.

A reuniões foram bem discutidas, debatidas e argumentas visando elaborar um relatório para ser repassado para a comissão de enfrentamento da Covid-19 e essa comissão irá avaliar esse relatório a fim de dar um parecer sobre a situação escolar atual.

Rodrigo comenta sobre os pontos que foram levados em consideração na hora da criação do relatório, alguns destes pontos já foram citados em reuniões na Câmara de vereadores. No total foram 20 pontos fragmentados pela comissão.

O três pontos básicos citados pelo vereador Natanael Diniz foram:

  • Os pais e/ou responsáveis estarão obrigados a levar seus filhos aos educandários. E aqueles que decidirem por não levar as crianças não ficaram em nada prejudicados, já que o ensino remoto continuará.
  • Vão ser seguidos as normas do MEC para aqueles alunos e professores que possuem comorbidades.
  • Alguns educandários possuem particularidades que precisar ser levadas em consideração como, escolas nas zonas rurais que precisam de transporte, entre outros. Sendo assim a comissão pensará em uma maneira de agir conforme.

Serão necessário avaliar vários outros pontos como metragem de sala, quantidade de alunos, planos educacionais além de várias outras situações.

O secretário fala a respeito da volta ás aulas na cidade de Belo Horizonte e acalma os pais e responsáveis dizendo que tudo será muito bem estudado e discutido e que não será o comitê que irá decidir se as aulas irão retornar ou não, tudo depende de uma série de fatores analisados pela comissão de enfrentamento a Covid-19.

A comissão de enfrentamento conta com pediatras, vigilância de saúde e epidemiológica, enfermeiros, sociedade médica de Patrocínio e outros profissionais.

De acordo com Rodrigo, caso o retorno as aulas realmente ocorra, a secretaria de educação está devidamente preparada para receber os alunos.

Durante a entrevista, o secretário é questionado se ele mandaria seus filhos para a escola e a resposta dele é afirmativa pois segundo ele, o primeiro a dar o exemplo seria o secretário e seria incoerente se ele agisse de forma contrária. Ainda segundo Rodrigo, seus filhos estão na rede pública por ele acreditar que realmente a educação pública municipal é eficaz e de qualidade.

Também foi falado sobre os valores nos quais o prefeito Deiró gastou para a compra de materiais para as escolas, segundo Rodrigo foram mais de um milhão e duzentos mil reais destinado para compra de 230 computadores, vários mobiliários entre outras aquisições.

Ainda foi falado sobre o dilema entre os pais que querem o retorno das aulas e os que não acham que seja correto a volta das aulas nesse momento.

O professor aponta que os pais de áreas periféricas da cidade em sua grande maioria optariam pela volta pois os mesmos precisam de trabalhar para garantir o sustento da família e com os filhos em casa os pais ficam impossibilitados.

Para finalizar, o secretário Rodrigo afirma que no caso do retorno das aulas, tudo será feito para que os aluno possam estudar de maneira segura e todas as normas de higiene serão rigorosamente seguidas.

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×