Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar de Minas Gerais, deflagrada na manhã desta terça-feira (5), desarticulou parte de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Batizada de “Oásis”, a ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Jardim Esperança.
Segundo a Polícia Civil, o líder do grupo está preso desde dezembro do ano passado, após ser flagrado com cocaína, maconha e munições calibre 38. Mesmo detido, ele continuava exercendo influência sobre a quadrilha. A residência dele, de alto padrão, localizada em uma área de moradias populares, motivou o nome da operação, por representar um luxo incompatível com sua renda declarada.
Durante as buscas desta terça-feira, os policiais apreenderam cerca de três quilos de entorpecentes escondidos em uma casa desocupada, usada como depósito. A Justiça também determinou o bloqueio de dois imóveis ligados ao principal investigado, além do sequestro de um veículo utilizado na distribuição de drogas e o bloqueio de ativos financeiros em quatro contas bancárias.
As investigações apontam que o bairro Nossa Senhora Aparecida funcionava como base principal do grupo, enquanto o Jardim Esperança abrigava imóveis de três suspeitos ligados diretamente ao chefe da quadrilha. Ao todo, 40 agentes participaram da operação, com apoio de cães farejadores na varredura dos imóveis.
O inquérito segue sob segredo de Justiça. A Polícia Civil analisa os materiais apreendidos para aprofundar as apurações e responsabilizar os demais envolvidos.