Polícia Penal Segurança Pública

Operação Sinapse: Detentos de alta periculosidade são transferidos do presídio de Patrocínio em megaoperação estadual

O Presídio de Patrocínio foi alvo, na manhã desta quinta-feira (11), da “Operação Sinapse”, uma ação de grande escala coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). O objetivo foi a transferência imediata de detentos ligados a facções criminosas e classificados como de alta periculosidade.

A unidade prisional de Patrocínio, juntamente com penitenciárias de Uberlândia e Uberaba, integrou a lista estratégica de estabelecimentos que enviaram presos para outros locais do sistema prisional mineiro. Ao todo, a operação movimentou cerca de dois mil detentos entre 10 unidades do estado.

Segundo a Sejusp, a ação mobilizou cerca de mil policiais penais de grupamentos especializados. O foco principal é a desarticulação do crime organizado: ao dispersar lideranças e isolar criminosos, o governo busca interromper a comunicação ilícita (daí o nome “Sinapse”), quebrar a hierarquia das facções e reforçar a disciplina e a segurança dentro dos presídios.

A operação foi planejada com base em rigorosos levantamentos de inteligência, atuando de forma preventiva e repressiva para evitar que ordens criminosas saiam de dentro das cadeias para as ruas.

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Policial Segurança Pública

Final de Ano Seguro em Patrocínio: Polícia Militar 46° BPM realiza ação para garantir a segurança da comunidade

No dia 27/12/2023, a Polícia Militar de Patrocínio realizou uma importante Operação Blitz e Fiscalização de Trânsito no Centro da
Segurança Pública

Falta de Monitoramento do Programa “Olho Vivo” Compromete Segurança da Cidade desde 2022

Monitoramento: uma visita ao batalhão da Polícia Militar, vereadores constataram uma denúncia alarmante: desde novembro de 2022, as 85 câmeras