O Ministro da Economia Paulo Guedes, fez uma declaração polêmica sobre a vacina contra covid-19 desenvolvida na China, durante a reunião do Conselho Suplementar nesta terça-feira (27).
Segundo Paulo Guedes ” “o chinês inventou o vírus”, mas tem uma vacina menos eficiente do que a desenvolvida por empresas americanas.”
Essa declaração foi feita no dia em que o Senado instala uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as ações do governo federal durante a pandemia.
O encontro no Palácio do Planalto contou com a participação dos ministros Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Marcelo Queiroga (Saúde).
O contexto no qual Guedes deu essa declaração era em que ele defendia uma maior eficiência de empresas privadas sobre o setor público.
Até o momento segundo os testes clínicos as vacinas Pfizer e Moderna dos EUA, apresentaram maior eficácia contra o coronavírus. Porém os especialistas dizem que os testes ocorreram em circunstâncias diferentes, e por esse motivo os resultados não podem ser comparados.
Pequim rebateu duramente a acusação de que a China teria inventado a Covid. Uma afirmação semelhante foi feita pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o que acarretou na maior crise diplomática entre a China e o governo de Jair Bolsonaro.