Advertisement

Prefeitura reforça estrutura para romeiros e instala coxos para cavalos pela primeira vez

O Governo Municipal de Patrocínio ampliou neste ano o suporte oferecido aos fiéis que seguem rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria. Além de reforçar o atendimento nas barracas montadas ao longo da tradicional rota de peregrinação, a Prefeitura atendeu a uma antiga reivindicação e instalou coxos para hidratação dos cavalos utilizados por romeiros montados.

Desde a última sexta-feira (1º), até o domingo (3), cerca de 15 mil pessoas passaram pelas três estruturas de apoio distribuídas em pontos estratégicos do trajeto. O número deve crescer nos próximos dias, com a intensificação da romaria que culmina em 15 de agosto, data em que se celebra o Dia de Nossa Senhora da Abadia.

As barracas funcionam ininterruptamente até o dia 14, com a colaboração de voluntários das paróquias locais. Os espaços foram ampliados neste ano, com mais alimentos, água potável e atendimento básico. Uma das principais novidades é a instalação dos bebedouros para animais, que garantem o bem-estar dos cavalos durante o longo percurso sob sol forte.

Os pontos de apoio estão localizados logo após a subida da comunidade dos Lebres, antes do Posto Bagajão; cerca de 10 quilômetros após o distrito de Celso Bueno, próximo ao trevo de Monte Carmelo; e, pela primeira vez, no trevo de acesso à comunidade de Macaúbas de Cima.

A Prefeitura destaca que a medida busca oferecer um atendimento mais humano e acolhedor, tanto aos devotos quanto aos animais, fortalecendo a tradição da romaria com mais respeito, estrutura e cuidado.