Economia

Procon de Patrocínio orienta consumidores sobre cobranças indevidas em pagamentos via Pix

O Procon de Patrocínio está orientando os consumidores a ficarem atentos às cobranças indevidas relacionadas a pagamentos feitos via Pix.

De acordo com Eric Fernando, superintendente do órgão, qualquer tipo de taxa adicional para pagamentos nessa modalidade é ilegal e deve ser denunciada.

“Nada mudou, nem deve mudar, para o consumidor. E, mesmo que mudasse, os fornecedores não poderiam cobrar qualquer taxa extra para receber pagamentos por qualquer modalidade – Pix, cartão de crédito, de débito ou boleto”, destacou.

O Procon reforça que a legislação brasileira impede o repasse de taxas administrativas ao consumidor, pois tais encargos fazem parte dos custos operacionais das empresas e não podem ser transferidos para o comprador.

Procedimentos em caso de cobranças irregulares

O consumidor que identificar a cobrança de taxas extras ao utilizar Pix ou outros meios de pagamento deve recusar a transação e registrar a prática abusiva.

Reclamações podem ser feitas diretamente no Procon de Patrocínio.

Mudanças na regra do Pix e seu impacto

Apesar da revogação de uma norma da Receita Federal que ampliava os limites de movimentações financeiras monitoradas, a vida do cidadão comum não será afetada.

A regra anterior, que exige a prestação de informações financeiras de valores acima de R$ 2 mil para pessoas físicas e R$ 6 mil para jurídicas, permanece em vigor.

A Febraban esclareceu que desde 2015 os bancos tradicionais já são obrigados a informar a Receita sobre transações financeiras que excedam esses valores.

A norma revogada previa ampliar os limites e incluir bancos digitais e empresas de pagamento no monitoramento, mas a legislação anterior segue vigente por enquanto.

 

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Economia Policial

Operação “E agora, José?” desmantela esquema de sonegação fiscal em distribuidoras de bebidas em Minas Gerais

Terça-feira, 12 de dezembro de 2023 – Na manhã desta terça-feira (11), a Receita Estadual e a Polícia Civil de
Economia

TCE de Minas Gerais Aplica Multas Expressivas a Centenas de Gestores Municipais por Irregularidades Documentais

Em uma decisão contundente, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), por meio de sua Primeira Câmara,