terça-feira, 2 julho
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Relatório Aponta Ação de Milícia Digital nas Eleições de Patrocínio

Investigação revela redes sociais e aplicativos usados para influenciar o pleito municipal.

Um relatório recente da RCS, uma empresa de investigação e perícia política com sede no Rio de Janeiro, revelou uma potencial influência de milícias digitais nas eleições municipais de Patrocínio.

O estudo identificou 43 perfis no Instagram, 24 no Facebook, 19 números em aplicativos de mensagens como WhatsApp, 8 no Telegram, e outros no TikTok, todos localizados na região de Patrocínio.

A investigação começou entre os dias 13 e 25 de junho, analisando páginas, blogs e redes sociais.

O relatório destacou site diretamente ligados a políticos locais e instituições, como o site “Patrocínio Urgente”.

A milícia digital teria estabelecido núcleos em bairros como Jardim Sul, Enéias Aguiar, Serra Negra, Nações e Morada Nova, além dos distritos de São João da Serra Negra, Salitre de Minas, Santa Luzia de Barros e Silvano.

O relatório também observou que novos números de operadora de telefonia foram registrados na região, vinculados a um mesmo CPF, com o objetivo de disseminar conteúdo eleitoral em massa.

Conforme o levantamento, conversas rastreadas de membros da milícia digital revelaram planos para disparar material pejorativo e ofensivo, visando desinformar e desacreditar outros pré-candidatos nas eleições municipais de 2024.

O disparo em massa de conteúdo eleitoral, prática proibida por lei, pode acarretar multas entre 5 mil e 30 mil reais.

A descoberta levanta preocupações sobre a integridade do processo eleitoral e o impacto das redes sociais na formação de opiniões políticas na cidade.

Informações: Fatos e Relatos/Rodrigo Fernandes

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