terça-feira, 22 outubro
Publicidade
Publicidade
InícioEducaçãoRetomada das aulas nas escolas municipais e particulares em 03 de fevereiro

Retomada das aulas nas escolas municipais e particulares em 03 de fevereiro

Após tudo funcionando, desrespeito as normas da vigilância sanitária, período eleitoral com comitês lotados, um dos temas mais controversos que podemos ver é se as escolas devem ou não voltar às aulas presenciais.

Em Patrocínio, às aulas estão previstas para retornar presencialmente no dia 03 de fevereiro de 2021, um desafio para o novo Secretário de Educação Rodrigo de Oliveira.

Patrocínio não está no Plano Minas Consciente e o boletim epidemiológico, o município se encontra apto a voltar ás aulas e já deveria ter voltado faz tempo.

Um dos motivos principais é que não existem pesquisas consolidadas sobre os riscos reais da convivência escolar para pais, alunos e professores.

O que se tem certeza é que essa paralisação das atividades escolares é extremamente danosa para as crianças, principalmente durante o processo de alfabetização, que se inicia a partir dos 5 anos de idade, fase que é considerada pelos especialistas em alfabetização como a ”fase de ouro” do desenvolvimento do cérebro da criança e que não volta mais.

Será que os riscos assumidos ao retornar às aulas são maiores que as perdas de aprendizagem? O bom senso não existe, pelo menos aqui na cidade de Patrocínio, não se usam máscaras, aglomerações por todos os lados, festas lotadas, campanhas eleitorais com aglomerações inimagináveis e mesmo assim os casos só diminuem.

Um artigo que foi publicado em agosto passado pela revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria, os médicos especialistas concluíram que:

  1. As crianças não são transmissoras significativas da covid-19
  2. É possível reduzir drasticamente, com os cuidados, a possibilidade de contágio no meio escolar
  3. Patrocínio está com casos não significativos já faz um bom período, além disso, a estrutura para tratar a Covid-19 já existe e possui os leitos de UTI e enfermaria quase sempre abaixo dos 50% (levando em conta todas as enfermidades).
  4. As crianças são menos propensas a contrair a Covid-19 e o risco de transmissão do vírus para a comunidade geral através delas é muito menor.

A pesquisa da Academia Americana de Pediatria apontou que alunos entre 6 e 11 anos são menos contagiosos do que os adultos, maioria das crianças não adquirem o vírus e são menos transmissores.

Embora o SARS-CoV-2 possa causar doença leve em crianças, os dados disponíveis até o momento sugerem que as crianças não desempenham um papel importante na transmissão dentro de casa.

O fechamento de escolas não teve nenhum desempenho de efeito positivo mensurável em relação ao número de casos de Covid-19 entre as crianças.

Não retomar às aulas é um dano irreparável para o desenvolvimento o cérebro da criança.

https://instagram.com/modernos_ptc
VEJA TAMBÉM
Enquete

Qual melhor nome para Patrocínio?

Publicidade
Não foi possível carregar esta votação.

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
×