Cidades da região retomaram as aulas de modo remoto, presencial e mista e outras irão iniciar em março, juntamente com às aulas das escolas estaduais de Minas Gerais.
Prefeituras que voltaram de forma presencial ou mista, ressaltaram a importância da volta às aulas de modo presencial, mesmo diante da pandemia.
O Brasil está a quase cinquenta semanas sem aulas presenciais, enquanto isso, a maioria dos países o período sem aulas foram de no máximo vinte semanas.
A cidade mais evoluída da região, mais populosa, sabe a importância das aulas presenciais, principalmente para as crianças em fase de alfabetização.
Já Uberaba, Paracatu, Monte Carmelo, João Pinheiro, Patrocínio, Araxá e Araguari as aulas serão remotas, pois, tudo sempre foi permitido, de campanhas eleitorais com comitês lotados, festas, transporte público lotados, Natal, Ano Novo, bares lotados, armazéns sempre acima da capacidade máxima de pessoas, bancos com filas gigantes, casas lotéricas, praças sem espaço para movimentar de tanta gente, reuniões privadas em chácaras, fazendas e enfim, o problema são as aulas.
Em Patos de Minas o prefeito autorizou e voltou atrás, mas as particulares estão liberadas de modo presencial.
Em Uberaba, a Secretaria de Educação ouviu os pais e a maioria queria que às aulas continuassem de forma remota, embora uma grande quantidade da comunidade optaram por ensino presencial.
Em Araguari, o secretário de educação disse estar preparando para voltar de modo presencial, mas até se adequarem o ensino se manterá remoto.
Em Patrocínio, o ensino continuará de forma remota, tanto nas escolas municipais quanto nas particulares, com previsão de início para 18 de fevereiro.
O Secretário de Educação Rodrigo de Oliveira, disse que depende do comitê de combate ao coronavírus e que não há possibilidade alguma nesse momento de uma retomada presencial no Município.
Patrocínio deveria sair na frente e colocar os profissionais da educação como prioridade na fila da vacina, assim, possibilitaria a retomada com mais segurança e colocando a educação como prioridade número um do governo, lugar esse que nunca foi prioridade em nosso país e que poderia agora se tornar a bandeira dessa gestão.
Ambiente Virtual de Aprendizagem para crianças menores de 7 anos é totalmente surreal, ainda mais em “período de ouro” dessa faixa etária, um dano irreversível.
Monte Carmelo e João Pinheiro seguem o Plano Minas Consciente, assim como Paracatu, esas cidades manterão as aulas remotas.
Apesar das volumosas discussões em torno dos riscos sanitários, vale colocar em foco que as definições devem também ser embasadas pelos aspectos pedagógicos. É imprescindível uma reorganização do currículo e das estratégias de ensino, bem como a execução de avaliações diagnósticas e de um ensino diferenciado.
As salas de aula naturalmente guardam diversidades, que ficaram ainda maiores com a interrupção das aulas.Estudos mostram impactos significativos na aprendizagem em períodos de descontinuidade de aulas, sobretudo em matemática.
Por isso, a necessidade de resguardar as aprendizagens essenciais de cada série e ano escolar, e ter ações diferenciadas para minimizar tais impactos. Trecho Geekie
Foto: Geekie